Dicas

Um Sonho de Liberdade -Dica de filme

umsonho_liberdade1

Eu sou uma cinéfila assumida.

Amoooooooo cinema, mas também amoooooo assistir filme em casa e nem precisa de pipoca ou estar chovendo pra sessão começar!

E tem mais, eu adoro ver o mesmo filme mais de uma vez…a gente acaba observando detalhes que passam despercebidos quando é a primeira vez.

Minha super dica de hoje vai para esse filmaço, com uma estória densa, dois grandes atores e um final surpreendente.

Fiz uma sinopse, pra vocês lerem e ficarem por dentro do contexto. Super indico!

Sinopse:

Título original:  The Shawshank Redemption

Data de lançamento: 25 de janeiro de 1995 (2h 20min)
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton e outros.
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA

 

O filme “Um sonho de liberdade” traz um enredo dramático e violento, que enfoca um paradigma entre “prisão e liberdade”.

Suas primeiras cenas são: a descoberta de Andy (Tim Robbins), da traição de sua esposa, o assassinato dela e do amante e a prisão dele. Andy, acusado do duplo homicídio foi condenado.

Inocente ou não, recebeu a pena máxima, perpétua, duas vezes. Uma vez na prisão, chamada Shawshank, ele enfrenta a violência e o caos.

les_evades_the_shawshank_redemption_1993_reference
Andy, chegando na prisão Shawshank

Dentre os vários personagens, Andy Dufresne pode ser considerado inteligente e focado. Ele perde sua liberdade por falta de um álibi e pela incapacidade da justiça de averiguar os fatos minuciosamente. Este personagem é o mais manipulador da trama, haja vista que ele consegue desviar a atenção, de todos, de suas reais intenções: libertar-se.

Outro personagem é Red (Morgan Freeman), ladrão condenado, que se torna o melhor amigo de Andy. Ele, na prisão, possui um status, consegue satisfazer o desejo de alguns presos, traficando objetos requisitados por eles e por isso, é considerado importante. Esse personagem deseja ardentemente a liberdade mas a teme, por não saber o que fazer com ela.

Brooks é um réu idoso que se encontra preso há cinqüenta anos e ao ser liberto, não consegue se desvincular do ambiente penitenciário. Seu amigo mais íntimo era Jake, um pássaro. Como última tentativa, para permanecer na prisão, pratica um ato de agressão contra um colega, mas é impedido por Andy e Red, tendo que voltar ao convívio da sociedade.

Norton, o diretor do presídio, outro personagem marcante, era corrupto e gostava de castigar os presos e ganhar dinheiro fácil. Era um destruidor dos valores e da moral. A Bíblia era seu álibi em defesa dos bons costumes.

O último “personagem”, relevante, era Randall Stevens, um personagem fictício, criado por Andy para desviar o dinheiro sujo que o diretor ganhava.

Num cenário, quase sempre sombrio e escuro do presídio, o drama tem um caráter filosófico e psicológico, pois trabalha com os limites humanos, enfocando vários setores da vida:  pessoal, familiar, profissional, social, político e cultural e personificando a “liberdade”, fazendo do personagem principal, Andy Dufrense, um anti-herói, inicialmente, que acaba adquirindo o status de super herói ao longo da trama.

O final é surpreendente.

Vale à pena assistir.

Bom galera é isso aí. Bom filme e até a próxima dica.

Texto: Lila Amaral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.