Sentimentos, Vida real

Carpe diem

20180603_130146Desde que aprendi o significado desse termo, CARPE DIEM, adquiri o hábito de escrevê-lo no final de mensagens, desejá-lo para os amigos e mentalizá-lo para mim mesma.

Por isso, resolvi escrever seu significado,  para que mais pessoas possam compartilhar a vibe boa dessas duas palavrinhas.

Carpe diem é uma frase em latim, presente na Ode número 11 do Livro I das Odes de Horácio (um dos maiores poetas da Roma Antiga, no período entre 65 a.C. – 8a.C.), dirigida a uma mulher, Leucônoe e conhecida ao longo dos séculos, no texto original, por sua última frase:  “…carpe diem, quam minimum credula postero”.

Numa tradução poética e mais próxima do possível,  a frase tem o signifado de: “…colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã “.

As palavras parecem sem sentido, se ditas ao acaso, mas existe um contexto no qual se encaixam perfeitamente. Vindo da decadência do império Romano o termo Carpe diem era dito para retratar o “cada um por si”, devido ao fato do maior  império de todos os tempos, estar desmoronando. Naquele momento, a visão de que cada dia poderia ser realmente o último era retratado pela frase que hoje é utilizada como uma coisa boa, porém, sua origem vem do desespero e da destruição.

Carpe diem significa: “colha o dia”, no sentido de aproveitar o dia. Essa é a tradução literal, e não significa aproveitar um dia específico, mas, aproveitar o agora, apreciar o presente. É um convite para desfrutar o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente, sem pensar muito no que o futuro reserva. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive.

Este tema tornou-se presente na literatura barroca, mas também na música, dando nome a Álbuns e músicas de diversos artistas em todo o mundo.

No cinema, no filme Poseidon, um dos personagens faz uma alusão ao tema, poucos minutos antes do navio começar a naufragar, mas o momento cinematográfico mais marcante, foi no filme A Sociedade dos Poetas Mortos, quando um professor, interpretado por Robin Williams, encoraja seus alunos a aproveitarem a vida, passando-lhes a mensagem do Carpe Diem, citando as palavras: “…Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias usa vidas.”

Sendo assim, depois de conhecer a origem dessa expressão,  que tanto se popularizou ao longo dos séculos, só nos resta viver o hoje intensamente, porque o amanhã a Deus pertence.

Beijos e…

20180603_125559

Texto: Lila Amaral.

4 comentários em “Carpe diem”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.