Curiosidades, Hoje é dia de?

Dia do tenista

2018-02-23_5a900b6e15e28Dia 09 de junho é o dia do tenista!

Hoje é dia do Tenista.

Muitos historiadores, acreditam que a origem do tênis, data do século XII, na França. Mas, oficialmente ele originou-se no século XIX,  na Inglaterra. 

O Torneio de Wimbledon, é o mais antigo da história e foi realizado pela primeira vez em Londres, em 1877. 

Em 1881, a United States National Lawn Tennis Association, foi fundada para padronizar as regras e organizar as competições de tênis.

U.S. National Men’s Singles Championship, hoje o US Open de tênis, foi realizado pela primeira vez em 1881, nos Estados Unidos. O torneio feminino, em 1887.

O tênis também era popular na França, com o Aberto da França. Assim, Wimbledon, US Open, Aberto da França e Aberto da Austrália,  tornaram-se os eventos de maior prestígio no tênis, que se mantém até hoje.

Juntos, esses torneios são chamados de Majors ou Slams.

A Copa Davis, a principal competição internacional entre as federações nacionais, existe desde 1900. A versão para as mulheres é a Fed Cup, iniciada em 1963.

Existem diversos aspectos a serem observados quando se começam discussões sobre quem são os melhores tenistas. Alguns fatores que frequentemente geram polêmica são:

  • A época em que o jogador este ativo;
  • Seus principais rivais;
  • O que vale mais? Ser mais completo e vencedor em vários pisos diferentes ou se vencer mais títulos em um piso específico?
  • Outros títulos devem ser comparados com títulos de Grand Slam?

Muitas outras questões polêmicas vem à tona na hora de definir quem são os melhores tenistas de todos os tempos. O critério padrão é o número total de Grand Slams de cada jogador como fator principal.

Embora seja difícil comparar os jogadores de diferentes épocas, em qualquer esporte, devido às mudanças tecnológicas e padrões de aptidão superiores, selecionar o maior jogador, pode ser uma tarefa difícil e muito subjetiva. Nesta seleção estão os 10 melhores tenistas de todos os tempos, avaliados pela ATP:

  1. Roger Federer – Suiço
  2. Pete Sampras – Americano
  3.  Rod Lavar – Australiano
  4. Rafael Nadal – Espanhol
  5. Bjorn Borg – Sueco
  6. Ivan Lendl – Tcheco
  7. Jimmi Connors – Americano
  8.  Novak Djokovic – IUGUSLAVO, Servio
  9.  Andre Agassi – Americano
  10. Jhon McEnroe – Alemão

gustavo_kuerten_guga_rolandgarros2000.jpgGustavo Kuerten, conhecido como Guga, é um ex-tenista profissional brasileiro, condecorado pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Tricampeão de Roland-Garros (França), é considerado o maior tenista masculino da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial. É o único tenista da história a ganhar de Pete Sampras e Andre Agassi no mesmo torneio.

Em 2014, Guga foi considerado pela Revista Tênis um dos “10 tenistas que transformaram a forma como o tênis é jogado”. Segundo a revista, “diante de adversários que fundamentavam seus jogos no preparo físico e na regularidade de fundo, o brasileiro ousou acelerar bolas, arriscar paralelas de backhand, tentar curtinhas etc. De repente, aquele padrão extremamente defensivo do jogo de saibro deu lugar a um estilo muito mais agressivo, exuberante e alegre.

Um desconhecido que, em duas semanas, se tornou um ídolo nacional. Foi assim que Gustavo Kuerten começou a escrever sua história como o maior tenista brasileiro de todos os tempos, ao vencer Roland Garros em 1997.

Guga voltou a vencer o Grand Slam francês mais duas vezes, em 2000 e 2001.

Foi em 2000 que Gustavo Kuerten chegou ao posto de número 1 do ranking da ATP.  Em sua carreira, ele conquistou 28 títulos.

  • Títulos de Grand Slam: 3
  •  Roland Garros: 3 (1997, 2000 e 2001)
  • Títulos na carreira em simples: 20
  • Títulos na carreira em duplas: 8
  • Melhor ranking: 1º (2000)
  • Histórico da carreira em simples: 358 vitórias e 195 derrotas
  • Histórico da carreira em duplas: 108 vitórias e 95 derrotas

Guga tem uma legião de fãs no Brasil, devido ao seu carisma, seu sorriso radiante, personalidade envolvente e no estilo de tênis que ele levou para as quadras de todo o mundo. É o nosso “labrador humano”!

Muito obrigada aos tenistas de todos os tempos, em especial, aos brasileiros, pelos momentos de prazer, que nos proporcionaram, assistindo jogos espetaculares.

Eu sou muito fã do Guga, mas também sou fã do Novak Djokovic, ou Djoker, Djoko, Nole, (seus apelidos). Adoro o estilo dele!

Esporte é saúde!

VIVA O DIA DO TENISTA!

220px-Tennis_Racket_and_Balls

REFERÊNCIA:

  • Wimbledon – History. Acesso em 7 de Janeiro de 2012.

2 comentários em “Dia do tenista”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.