Viagens, Vida real

Salvador, meu amor, Bahia!

Se você ainda não foi à Bahia, então vá!

20180612_152229

Vista aérea do Farol da Barra, Salvador, Bahia. Fonte: Google.

Quem mais conhece uma cidade ou estado, que quem é nascido ou criado lá?

Eu nasci em Salvador, capital da Bahia.

Eu sou SOTEROPOLITANA!…quem nasce na capital.

A Bahia, tão cantada em versos e prosas, cenário de muitos filmes, séries, novelas e livros é uma terra porreta!

Eu me inspirei nas coisas que mais gosto na minha terra, pra escrever esse post. Depois de ler, você vai querer ir à Bahia, com certeza!

As Igrejas: não sou católica, mas além de baiana, sou arquiteta e é impossível não se encantar com as igrejas de Salvador. As mais visitadas, são: a Igreja do Bomfim (localizada no topo da colina sagrada, na cidade baixa) e a Igreja de São Francisco, (localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador). A primeira é  uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos e símbolo do sincretismo religioso da Bahia.  É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim. A segunda é Barroco legítimo, parece que entramos num templo de ouro puro…pura beleza!

Igreja de Nosso Senhor do Bomfim

Igreja de São Francisco

Como baiana da gema, uma das coisas que mais sinto saudade é da culinária deliciosa, em especial, dessa iguaria que faz a gente comer rezando: o acarajé, que foi incorporado à culinária baiana, desde o descobrimento e hoje é um dos principais produtos vendidos no “tabuleiro da baiana”, que é como são chamadas as mulheres que se dedicam ao ofício de vender acarajé e outras iguarias. 

As praias: não  só de Salvador, mas de toda a Bahia, além de lindas, com paisagens paradisíacas, tem uma água morninha, que amolece o corpo da gente e se tornam irresistíveis!

1528807561403

As festas: Muita gente ama e prefere o Carnaval. Salvador tem o maior carnaval do mundo e cerca de 1 milhão de turistas vão todos os anos curtir a festa, nas ruas da cidade. Mas a festa que eu mais gosto é o São João. Em muitos estados do Brasil, sequer é conhecido ou comemorado, mas na Bahia essa festa é uma tradição, principalmente nas cidades do interior, porque tudo na festa é maravilhoso: a dança das quadrilhas, o forró, o licor e as comidas típicas, são sensacionais!

1528812522132

Além de tudo isso, ainda tem a MPB- Música Popular Baiana…com seus inúmeros talentos. Como se diz na Bahia, “baiano não nasce, estréia“.1528814456597

Quem não conhece Caetano, Gil, Dorival Caimmy, Nana Caimmy, Luiz Caldas, Maria Betânia, Carlinhos Brow, o grupo Olodum, que é uma atração à parte e tantos outros…quem nunca ouviu umas das músicas aí embaixo, então ouça.

Todas cantam a Bahia!

MÚSICAS QUE FALAM DA BAHIA.

  • Você já foi à Bahia nega?
  • Saudades da Bahia
  • Acontece que eu sou baiano
  • Na Baixa dos Sapateiros
  • Toda menina baiana
  • Raiz de todo o bem
  • Bahia com H
  • Eu vim da Bahia
  • Baianidade Nagô/Prefixo de Verão
  • Céu de Santo Amaro

Se você ainda não foi à Bahia, então vá!

20180629_155316.png
Vista aérea da Avenida Contorno, Salvador, Bahia. Fonte: Google.

Quem vai a Salvador a partir do Sul, ou Sudeste, tem que pegar a BR-101 ou BR-116, passando pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, até Feira de Santana, cidade já na Bahia, a 105 km de Salvador.

Aí é preciso pegar a BR-324. Para quem sai direto do Rio, pega a BR-116. São 1.632 Km, o que dá mais ou menos 20hs de viagem.

Pra quem vai do Norte, a melhor opção é pegar a BA-099, conhecida como Linha Verde. A estrada é excelente e tem pedágio.

De ônibus, não varia muito em relação ao carro. A distância é a mesma o tempo de viagem pode ser menor. Do Sul, não tem ônibus direto pra Salvador, o que pode encarecer a viagem, além de deixá-la mais longa, porque precisa ir pra alguma capital do Sudeste e de lá pegar um ônibus, direto pra capital baiana. Pode escolher entre Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte.

Pra quem tá no Norte, tem ônibus direto pra Salvador, apenas do Tocantins e do Pará.

As principais viações que operam as rotas são a São Geraldo/Gontijo, Águia Branca, Itapemirim, Bonfim e Real Expresso. O terminal Rodoviário Armando Veira de Castro (Rodoviária de Salvador) fica no Centro, perto do Shopping da Bahia.

De avião é  mais fácil e mais rápido.  São 1h30m de voo a partir do Rio de Janeiro.

O Aeroporto de Salvador (Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães), não fica tão perto da cidade, sao 28 Km, até o trecho do Shops da Bahia e uns 35km até o centro histórico. Com ótima infraestrutura, o aeroporto está todo modernizado e conta com muitas lojas e uma ótima praça de alimentação. Além disso, há voos diários para várias capitais do país e do exterior.

Algumas das empresas aéreas que operam no local são: a Gol, Azul, Ocean Air, TAM, Webjet, Air Europa, TAP e Abaeté.

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para Salvador

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

 🟥 INGRESSOS

Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

Texto: Lila Amaral.

 

7 comentários em “Salvador, meu amor, Bahia!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.