Dicas, Vida real

Insônia, como vencê-la – Dica de saúde

Oi gente!

Não sei se eu tenho insônia ou se eu sou somente uma notívaga assumida.

20180713_155815.png

O fato é que eu sempre durmo muito tarde. E isso não combina nem um pouco, com o fato de eu detestar acordar cedo. 

Se eu não tivesse nada para fazer durante o dia, certamente dormiria até tarde, mas sou obrigada, pelos compromissos, a acordar cedo.

As vezes, durmo tão tarde e acordo tão cedo, que quase cruzo comigo mesma no corredor…hehe, brincadeirinha.

Mas, isso me custa caro, porque durante o dia fico sonada e com certeza dormir pouco não é uma coisa saudável, pelo contrário, dormir bem impacta de maneira direta na qualidade de vida.

Por isso, vou passar umas dicas que recebi de alguns amigos e médicos, de como driblar a insônia e o hábito de dormir muito tarde e tentar ter uma noite de sono melhor.

1- EDUQUE SEU CÉREBRO E TENTE DEITAR E LEVANTAR TODOS OS DIAS NO MESMO HORÁRIO – Parece conselho de vó, “o hábito do cachimbo deixa a boca torta”: mas é isso mesmo, essa é uma forma de dizer ao cérebro que está na hora de dormir. Mesmo não estando com sono, seu cérebro vai responder aos estímulos.

20180713_164604

2- ATÉ 3 HORAS ANTES DE DEITAR EVITE EXERCÍCIOS FÍSICOS – se você é fã de exercícios físicos, mas só pode malhar à noite, evite fazer isso, até 3 horas, antes de deitar para dormir, porque a descarga de adrenalina vai atrapalhar seu descanso. Prefira exercícios aeróbicos (dançar, caminhar, nadar, pedalar, etc), que vão cansar os músculos e deixar o corpo mais propenso ao sono.

3- ATÉ 2 HORAS ANTES DE DEITAR, EVITE COMIDA PESADA, PREFIRA CARBOIDRATOS – O ideal é que você faça sua última refeição até duas horas antes de ir dormir e, claro, com alimentos leves. Os carboidratos estimulam a produção de serotonina, hormônio que dá satisfação e ajuda a preparar o organismo para o sono.

20180713_163850

Uma ótima opção é o consumo de frutas e saladas. Cuidado, com bebidas excitantes (café, energéticos, álcool), que incentivam a te manter desperto e a ingestão de proteínas, como leite, carne e ovos; que dificultam a liberação da serotonina, causam desconforto digestivo e proporcionam acúmulo de gases e consequentemente, estufamento.

20180713_1617124- NA HORA DE DORMIR TOME UM BANHO MORNO – A água morna é um aliado contra a insônia, porque o calor relaxa os músculos. Além disso, quando  saimos do banho e nosso corpo resfria, sentimos uma sonolência natural. Mas nada de exagerar na temperatura da água.

5- EVITE USAR CELULAR E ASSISTIR TV- por conta da luz emitida pelos aparelhos, que acabam estimulando o cérebro, em vez de enganá-lo. Um quarto escuro é eficiente para a liberação da melatonina, hormônio que induz ao sono e que é produzido somente no escuro.

5- NÃO FORCE O SONO- Não se torture, rolando na cama, na madrugada. Espere um tempo para pegar no sono. Se passar mais de uma hora, saia da cama e faça algo relaxante. Leia um pouco, tome um chá calmante, tipo camomila ou melissa e para que o ato de dormir não se transforme num pesadelo, só volte para o quarto quando estiver realmente com sono.

20180713_163537.png

Insônias temporárias, que acontecem quando a pessoa está com alguma preocupação ou ansiedade, são normais. Mas se perdurar por mais tempo, o indicado é procurar um especialista para investigar melhor as causas.

É bom lembrar que: a cama deve ser usada apenas para dormir. Se você se acostumar a ler ou a trabalhar sobre ela, seu cérebro pode fazer a associação entre seu colchão e o fato de você precisar ficar desperto e aí, adeus sono restaurador.

Na qualidade de insone, espero ter ajudado, porque eu já testei essas dicas e elas ajudam bastante.

Então bons sonhos!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.