Curiosidades, Hoje é dia de?

Dia de Nossa Senhora do Carmo

Desde pequena, sempre vi meus avós paternos, muito religiosos que eram, todos os dias, às 18:00h (no Brasil, hora da Ave Maria), pararem o que estivessem fazendo, para acender uma vela e orarem para seus Santos de devoção.

20180716_152623

Nasci numa família conservadoramente católica, além de praticante, por parte de pai e literalmente espírita, por parte de mãe. E sempre estive a experimentar um pouco de tudo, pois desejava construir minha própria crença.

Hoje, por opção, sou espiritualista. Não sou radical em relação às coisas do Espírito, acredito em “Santos” e  busco ser o melhor possível em relação às coisas da Carne, porque entendo que ninguém é perfeito, mas que é preciso evoluir.

Respeito todas as religiões, seitas, filosofias de vida e crenças. Temos que ser felizes com nossas escolhas.

Hoje se festeja o dia de Nossa Senhora do Carmo, de quem meus avós eram devotos e fico feliz em deixar minha homenagem, em forma de Oração.

20180716_140523

Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado a Maria, mãe de Jesus.

O nome de Nossa Senhora do Carmo está ligado ao Monte Carmelo na Terra Santa. Quase na divisa com o Líbano, o monte Carmelo, com 600 metros de altitude, situa-se na terra de Israel. “Carmo”, em hebraico, significa “vinha” e “El” significa “Senhor”, portanto, Carmelo significa a vinha do Senhor. Ali se refugiou o profeta Elias, que lá realizou grandes prodígios, com seu sucessor, Eliseu e seus discípulos que com eles viviam. Na pequena nuvem portadora da chuva após a grande seca, Elias viu simbolicamente Maria, a futura mãe do Messias esperado.

Assim, Maria foi venerada profeticamente por esses eremitas e, depois da vinda de Cristo, por seus sucessores cristãos, como Nossa Senhora do Monte Carmelo.

No século XII, os muçulmanos conquistaram a Terra Santa e começaram a perseguir os cristãos, entre eles os eremitas do Monte Carmelo, muitos dos quais fugiram para a Europa. No ano 1241, o Barão de Grey da Inglaterra retornava das Cruzadas com os exércitos cristãos, convocados para defender e proteger, contra os muçulmanos, os peregrinos dos Lugares Santos, e trouxe consigo um grupo de religiosos do Monte Carmelo. Juntou-se a eles um eremita chamado Simão Stock, inglês de família ilustre. De tal modo se distinguiu na vida religiosa, que os Carmelitas o elegeram como Superior Geral da Ordem.

No dia 16 de julho de 1251, no seu convento de Cambridge, na Inglaterra, Simão rezava para que Nossa Senhora lhe desse um sinal do seu maternal carinho, para com a Ordem do Carmo, por ela tão amada, mas então muito perseguida. A Virgem Santíssima ouviu essas preces fervorosas de São Simão Stock, dando-lhe, como prova do seu carinho e de seu amor por aquela Ordem, o Escapulário marrom, como veste de proteção, fazendo-lhe a célebre e consoladora promessa: “Recebe, meu filho, este Escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo aquele que morrer com este Escapulário será preservado do fogo eterno. É, pois, um sinal de salvação, uma defesa nos perigos e um penhor da minha especial proteção”.

senhora-do-carmo-e-simao-stock3-Cópia

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo (ou, simplesmente, Escapulário do Carmo) é definido como sendo uma “tira de pano que os frades e freiras de certas ordens trazem sobre o peito” (Dicionário Aurélio).

Escapulariocafe

Mas, precisamente, o pequeno escapulário marrom é constituído por duas peças de tecido marrom de lã atadas entre si por uma corda, como mostra a imagem acima.

O nome “escapulário” vem das “escápulas”,  ossos que ficam perto dos ombros.

Sua origem vem de uma faixa de tecido que frades e freiras de algumas ordens religiosas usam pendentes sobre o peito.

O escapulário foi adaptado para uma espécie de colar, que une duas imagens através de qualquer tipo de material (metal, cordão, etc). As imagens mais comuns de se ver em um escapulário são a de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus, além daquela que faz parte da história de sua origem: Nossa Senhora do Carmo.

Depois desse episódio, os carmelitas ficaram conhecidos como uma das maiores ordens da Igreja Católica, se expandindo por todos os continentes.

No Brasil Nossa Senhora do Carmo, está presente em vários estados, com muitas Igrejas a lhe representar. Essa é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Salvador, Bahia.

A tradição diz que, você deve ser presenteado com um escapulário e não apenas adquirí-lo. Essa é  uma boa forma de presentear e demonstrar o quanto você se preocupa com alguém.

Muita fé e muita paz!

Viva Nossa Senhora do Carmo!

Oração de Nossa Senhora do Carmo

“Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida.

Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra.

Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus  e assim alcançar a vida eterna.

Amém.”

3 comentários em “Dia de Nossa Senhora do Carmo”

  1. Nossa Senhora do Carmo é a padroeira da cidade que mora minha vó e parte da minha família e hoje é feriado lá. A cidade é Tapes, no interior do Rio Grande do Sul e meus pais se conheceram numa festa de Nossa Senhora do Carmo, nesta cidadezinha 🙂 Temos afinidade com a Santa por aqui hehehe. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah que bom saber, uma história de amor 😊 Em Salvador existem inúmeras igrejas e muitas bem famosas, mas a de Nossa Senhora do Carmo é uma das mais antigas e teve até filme na escadaria…Quincas Berro D’água( do escritor Baiano Jorge Amado), protagonizado pelo ator Paulo José.
      Vamos descobrindo afinidades…Bjs

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.