Curiosidades, Vida real

Crush

Fala galera!

Você sabe o que é Crush?

Se eu perguntasse aos meus pais, eles diriam que era um refrigerante de 1960, aquele laranja, que virou Fanta ou Sukita.

Crush

To crush (verbo em inglês),  significa esmagar, triturar, espremer, quebrar. Quando você se propõe a entender a aplicação desse verbo, precisa compreender que mesmo para os nativos da língua ele terá o sentido denotativo e o sentido conotativo. Assim, o crush representaria a força “esmagadora” do sentimento que se sente por determinada pessoa.

A gíria surgiu a partir do sentido conotativo do verbo, que, com a internet ganhou viés mundial e hoje não sai das redes sociais e das conversas entre essa nova geração de internautas.

Além de funcionar como um verbo, os nativos da língua inglesa utilizam o termo também como um substantivo conotativo. Então, diversas aplicações passaram a ser adaptadas para a realidade virtual e abrasileiradas junto ao português quando se percebeu que coisas que eles diziam como: “my crush” poderiam significar para nós algo como: “meu paquera”, “minha paixão”.

Crush é uma gíria usada para se referir a alguém por quem somos apaixonados ou sentimos algum tipo de atração.

Este termo é bastante utilizado entre os adolescentes, principalmente através das redes sociais na internet, como o Twitter, Facebook, Snapchat e etc. Normalmente, os crushes são referidos como um tipo de “paixão passageira” ou “paixão intensa e idealizada”, “quedinha” por alguém.

Screenshot_20190227-012257__01

É comum usar a expressão “meu crush” como o mesmo significado que “minha paixão” ou “meu amor”. Uma pessoa pode ter vários crushes diferentes.

Um crush ainda pode ser interpretado como um “amor platônico“, quando uma pessoa tem uma paixão não correspondida por alguém.

Um meme que viralizou nas redes sociais a partir de um vídeo da youtuber Nicks Vieira. No vídeo a jovem canta um rap sentimental sobre um crush que não dava importância para ela.

Screenshot_20190227-011235__01

A ideia do vídeo foi dada por uma das seguidoras da Nicks, que pediu para que a youtuber fizesse uma música sobre a “sofrência” de ter um crush que não corresponde ao mesmo sentimento.

Link: https://www.shazam.com/pt/track/375317626/poxa-crush

A partir de então foram criados vários memes diferentes com a expressão “poxa crush, porque não me nota”, uma referência direta à letra do rap.

Screenshot_20190227-011934__01

Mas o uso de “crush” como substantivo para falar do alvo de uma paixão é mais velho do que se pode imaginar.

Um dos primeiros registros desse uso, data de 1884, nos diários da escritora e professora norte-americana Isabella Maud Rittenhouse.

Uma das possíveis explicações para o uso do termo é que, quando estamos apaixonados, há um sentimento avassalador que nos “espreme”, “esmaga” interiormente.

A palavra já deu título a músicas e filmes e, com as redes sociais, acabou se popularizando inclusive em países de idiomas nativos distintos do inglês, como o próprio Brasil.

E aí, quem é seu “Crush”?

Texto: Lila Amaral.