Hoje é dia de?

Dia Nacional do Psicólogo – Brasil

Você sabia que no dia 27 de agosto se comemora o dia do Psicólogo no Brasil?

1566845072760__01__01.jpg

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”

Carl Jung

O dia do Psicólogo é celebrado nesta data, porque em 27 de agosto de 1962, foi aprovada a lei 4.119 que regulamentou a profissão de Psicólogo e formalizou a criação dos cursos de Psicologia no Brasil.

Quantas vezes desejamos entender porque determinada pessoa, que aparentemente conhecemos tão bem, reage de uma maneira tão inesperada? Quantas outras  vezes nos questionamos acerca de nós mesmos, de porque nos sentimos desta ou daquela forma ou de reagirmos assim e não “assado”? E a diferença intrigante na maneira como uma pessoa age quando está sozinha em comparação com as situações em que está com outras pessoas? Quantas interrogações temos, quando pensamos nas relações com os outros?

file_155_4__01__01.jpg

A Psicologia é uma ciência que tem como objetivo dar respostas a estas e muitas outras questões. De uma forma muito simplista, podemos definir a psicologia como a ciência que estuda o comportamento, procurando princípios gerais que o expliquem. Metaforicamente, a psicologia é o tronco de uma árvore, relativamente jovem, mas com inúmeros ramos, cada um  deles voltados para uma área específica.

Muita gente desconhece o que o Psicólogo de fato faz. Não é raro sua prática ser associada ao misticismo ou seu papel ser confundido com o de um amigo, que ouve e acolhe o sofrimento do outro sem se propor a realizar qualquer intervenção técnica sobre a situação. É comum, também, confundirem-no com o Psiquiatra, profissional cujo trabalho é bastante diferente e em muitos casos, complementar. Com frequência, observa-se também que muita gente acredita que o Psicólogo atende apenas gente maluca e por este motivo, não há porque procurá-lo, a menos que seja doido.

O Psicólogo é um profissional graduado em Psicologia, curso com duração média de 5 anos, em que se estuda uma série de teorias sobre porque as pessoas se comportam da forma como se comportam e como é possível ajudá-las a superar suas dificuldades e/ou desenvolverem-se de algum modo.

O Psicólogo busca ajudar o paciente a compreender as causas de seu sofrimento e encontrar formas de superá-lo. Ele não atende apenas portadores de transtornos psiquiátricos (depressão, esquizofrenia, pânico, entre outros), mas qualquer pessoa que esteja insatisfeita com algum aspecto de sua vida e queira melhorá-lo, como por exemplo, relacioanamento, trabalho, medos, enfim, tudo que seja difícil realizar sozinho.

Não hesite em buscar ajuda caso sinta qualquer tipo de insatisfação, que não seja possível solucionar sozinho.

Fomos feitos para sermos felizes!

Parabéns aos Psicólogos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.