Viagens

Santiago de Compostela -Dica de Viagem: Espanha

Viajar é a coisa que mais gosto de fazer na vida!

Hoje vou falar de uma cidade incrível, que há muito tempo queria conhecer e escolhi o meu aniversário, para fazê-lo: Santiago de Compostela.

Santiago de Compostela é a capital da região de Galiza ( unidade autônoma da Espanha), no noroeste da Espanha. A cidade é conhecida como o ponto final da rota de peregrinação dos Caminhos de Santiago e o local de sepultamento do apóstolo bíblico São Tiago. Os restos mortais dele estão na Catedral de Santiago de Compostela, consagrada em 1211, cujas fachadas, uma mistura de estilos, gótico, renascentista e barroco se abrem para grandes praças, no interior das muralhas medievais da cidade antiga. 

Uma lindeza de cidade medieval. Vamos conhecê-la!

O primeiro lugar que conheci, foi a estação de trem, mas o que mais me impressionou não foi a arquitetura, apesar de ser um edifício bonito, mas o preço da passagem, 6,30€. Isso mesmo, a Renfe, tem trens de média e alta velocidade e comboios bem equipados, pontuais e confortáveis. Quer viajar barato? Vá de trem!

ESTAÇÃO DE TREM DE SANTIAGO DE COMPOSTELA 

Eu saí de Pontevedra para Santiago de Compostela. A viagem durou apenas 1 hora e 2 minutos. Os trens são super pontuais e a viagem é muito tranquila. Para comprar ingressos, clica aqui: Trem para Espanha.

Screenshot_20190904-153844__01__01
Percurso Pontevedra – Santiago de Compostela de trem

Santiago tem muito mais atrações do que só as igrejas e coisas relacionadas ao caminho da peregrinação. Mas não se pode ignorar o fato de Santiago ser a cidade dos peregrinos, afinal, vários caminhos saem da Europa e chegam na cidade, por isso você verá gente de diversas nacionalidades chegando ali com seus mochilões nas costas e se amontoando em grupos ou individualmente na praça do Obradoiro, em frente à catedral de Santiago, ou assistindo a missa, que dá a benção aos peregrinos, na Igreja de São Francisco. É uma tradição e isso não se pode mudar.

Viver esse clima da chegada dos peregrinos e visitar os pontos de interesse relacionados ao caminho faz parte da visita à cidade, mas foi uma experiência única, que jamais esquecerei.

PRAÇA DO OBRADOIRO – é a maior e mais importante da cidade. Ali ficam a Catedral de Santiago, o Pazo de Raxoi (atual sede do governo municipal e também da Junta da Galiza e por isso não é permitido visitar) e o Hostal dos Reis Católicos, que data de 1501. Hoje é um hotel de luxo, mas os turistas podem visitar os claustros e a capela. A praça é oficialmente, o ponto final do caminho de Santiago de Compostela.

FB_IMG_1567606973909
Praça do Obradoiro com a Catedral de Santiago ao fundo
FB_IMG_1567607030726
Pazo de Raxoi, na Praça do Obradoiro
Screenshot_20190904-161648__01__01__01.jpg
Hostal dos Reis Católicos, praça do Obradoiro

CENTRO HISTÓRICO – cheio de edifícios belíssimos, monumentos históricos e culturais, o centro de Santiago está sempre fervilhando de gente. Como o caminho de Santiago é feito durante todo o ano, a cidade está sempre cheia de peregrinos por todos os lados, mas o mês mais movimentado é Julho, quando se comemora o dia de São Tiago Maior. Como meu aniversário é 29/07, me senti comemorando meu nascimento (ou renascimento)? Só sei que foi emocionante!

ALAMEDA PARQUE – Parque Alameda, um dos muitos em Santiago de Compostela é o mais importante da cidade. Seu início, no século XII, se deu a medida que muitos carvalhos iam sendo plantados em volta da igreja de Santa Susana, para protegê-la. Hoje carvalhos e eucaliptos centenários são predominantes neste espaço maravilhoso! Que delícia ter espaços arborizados para caminhar, correr, fazer exercícios e poder admirar a vista da Catedral de Compostela.

Como a gente não vive só de história e arquitetura, bateu aquela fome, depois de caminhar muito e resolvi conhecer a culinária da cidade. Pra minha felicidade, descobri restaurantes incríveis, com opções de pratos maravilhosos.

1. Restaurante Casa Marcelo, muita variedade no cardápio de pratos principais e sobremesas incríveis. Super recomendo.

Fechado aos domingos e segundas.

2 – Curro da Parra, ambiente agradável e preço justo.

Fechado só aos domingos.

E fechando o circuito em Santiago de Compostela, não poderia deixar de receber as bençãos de São Tiago Maior.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO – Francisco de Val de Deus é um mosteiro franciscano fundado nos primórdios do século XIII, em Santiago de Compostela (Galiza). O convento foi declarado Monumento Histórico em 1986. Na atualidade vivem nele cerca de 20 franciscanos.
Como a catedral está em restauro, as missas para todos os peregrinos são realizadas no convento.

Santiago de Compostela é um lugar cheio de religiosidade e um povo extremamente acolhedor. Uma das melhores experiências que vivi.

Eu voltaria mil vezes a esta cidade maravilhosa.

Até o próximo destino.

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para Santiago de Compostela!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Texto: Lila Amaral.

 

Um comentário em “Santiago de Compostela -Dica de Viagem: Espanha”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.