Hoje é dia de?

7 de Setembro – Independência do Brasil

Screenshot_20190907-113937__01__01.jpg

“Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Diga ao povo que fico”.

D. Pedro (Dia do Fico é a data em que o regente do Brasil, decide permanecer no Brasil, em 9 de janeiro de 1822 e é considerada um importante passo para o processo de independência do Brasil).

7 de setembro é uma das datas mais importantes do Brasil. Foi um dos principais acontecimentos da história do país: sua independência de Portugal. Foi nesse dia, no ano de 1822, que d. Pedro, príncipe regente, declarou  que o Brasil, não mais seria colônia de Portugal e sim uma nação independente.

Pode-se dizer que, o processo de emancipação do Brasil e das colónias espanholas na América era inevitável, uma vez que tanto Portugal como Espanha estavam enfraquecidos pelas guerras e encontravam-se em plena crise política e social.

No caso português, o fato do rei e a corte terem residido no Rio de Janeiro durante vários anos, desequilibrou a relação tradicional entre a metrópole e a colônia e concedeu um impulso decisivo às aspirações brasileiras.

O príncipe D. Pedro já tinha dado um sinal importante nesse sentido, alguns meses antes, quando se recusou a acatar as ordens de Lisboa para regressar a Portugal. Ele contava com o apoio de parte da elite brasileira, que não aceitava o retorno do país à simples condição de colónia, como intencionava a Corte em Lisboa.

Sendo assim, o Grito do Ipiranga (momento em que o príncipe grita “Independência ou morte” e diz ao povo que fica – Dia do fico), foi um momento simbólico, que apenas marcou uma ruptura que já estava em curso.

No entanto, houve por parte dos que desejavam um Brasil República, tentativas de restauração do domínio português, por não aceitar um Brasil monárquico. Mas, apesar de todas as dificuldades, o processo de independência saiu vitorioso. Portugal só reconheceu o Brasil independente em 1825.

O Dia da Independência é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais importante, ocorre em Brasília, com a presença do Presidente da República, que faz uma revista às tropas.

Apesar de viver um momento de muitas dificuldades, continuo torcendo por um Brasil melhor!

Viva o Brasil!

Texto: Lila Amaral.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.