Curiosidades, Vida real

Desperdício de alimentos no mundo

Pensem em um número. Pensaram?

Pois este número, nem de perto corresponde ao número de toneladas de alimentos desperdiçados por ano, em todo mundo.

Cerca de 1,3 bilhões de toneladas de produtos aptos para consumo humano, foram parar no lixo no último ano, representando o equivalente a 750 bilhões de dólares.

Screenshot_20191108-102827__01

É inaceitável ler pesquisas dessa natureza, principalmente, quando sabemos que milhões de pessoas, literalmente, morrem de fome no mundo.

A política do mercado financeiro, que, gera produção em excesso e as condições de transporte, que nem sempre atendem à demanda, são fatores significativos para gerar e aumentar o problema.

Além disso, há desperdício de alimentos na cozinha da nossa própria casa e no hábito de muitos consumidores, que valorizam o aspecto estético do produto, da fruta, da verdura, se ela está bonita, etc. Se ela está com uma manchinha, ou feia, enrugada, ou se a cenoura não tem aquele tamanho ou formato exato, ela já não serve para o consumo. Então, como o consumidor rejeita, o varejo acaba rejeitando, e o produtor nem colhe.

1573206226770

Isso está mudando na Europa e em alguns lugares dos Estados Unidos, mas, principalmente na Europa, existem campanhas públicas para consumir alimentos que não são perfeitos, bonitos, mostrando que a qualidade nutricional está nessa diversidade.

Screenshot_20191108-104804__01__01

As pessoas são diferentes, por que os vegetais têm de ser iguais? Então, o consumo é ditado pelo mercado, sim, porém o mercado se move em função da consciência das pessoas. Por isso, tem de conscientizar as pessoas para o consumo diferenciado.

Screenshot_20191108-104729__01__01.jpg

É possível trilhar alguns caminhos para combater o desperdício dos produtos alimentícios no mundo. No caso dos excedentes, a melhor opção é a reutilização deles na cadeia alimentar do ser humano, por meio de mercados secundários ou da doação aos mais necessitados da sociedade. Muitos países, já fazem isso. Um exemplo é o Reino Unido.

Screenshot_20191108-105620__01__01.jpg
Geladeiras solidárias No Reino Unido, para quem quer doar alimentos e para quem precisa deles

Se os alimentos não estão em condições para o consumo humano, a alternativa mais adequada é desviá-los para a cadeia alimentar animal, poupando recursos que, de outra forma, seriam necessários para produzir ração comercial.

Screenshot_20191108-104629__01__01

As perdas e desperdícios de alimentos representam uma vasta e inútil drenagem de recursos de várias ordens: terra, água, energia, força de trabalho e dinheiro, além de diminuir o bem estar das pessoas e prejudicar o meio ambiente em geral, elementos cujo valor não pode ser quantificado ou monetarizado. O desperdício tem um impacto cultural, pois a grande quantidade de comida perdida transmite uma impressão de que o alimento é facilmente conseguido e tem pouco valor, e por isso pode ser desperdiçado sem preocupações, o que é uma visão profundamente equivocada, reforçando o círculo vicioso das perdas.

Mais consciência!

Menos desperdício!

Referências:

  • FAO, “Desperdício global de alimentos. ONU- BR. Consulta em 08/10/2019

Um comentário em “Desperdício de alimentos no mundo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.