Dicas, Viagens

Como viajar de trem pela Espanha

Oi gente!

Eu já viajei por toda a Espanha, de Norte a Sul, Leste a Oeste e a maioria dos percursos eu fiz de trem.

Deixo aqui algumas dicas de como viajar de trem pela Espanha.

A empresa responsável pelos trens na Espanha é a RENFE, que é a central estatal de trens da Espanha e o AVE é um dos seus modelos de trens, e por ser o mais rápido e o mais confortável, é o mais procurado.

Screenshot_20191221-105915__01__01.jpg
Trens de alta velocidade

A viagem de trem pelas cidades da Espanha é considerada uma das melhores da Europa pelo fato de ter uma ótima estrutura e um trem de alta velocidade que liga os principais destinos. O AVE (Alta Velocidad Española) é um trem, que como o nome já diz, viaja em alta velocidade, a aproximadamente 300km/h facilitando assim a distância entre as cidades da Espanha. O percurso entre Barcelona e Madri, por exemplo, dura somente 3 horas. A viagem de trem acaba sendo legal pelo preço, pela praticidade, por não perder tempo com check in e perda de tempo pegando bagagem no desembarque de aeroportos.

Os trens são confortáveis, com entretenimento (normalmente passam filmes) e serviço de bordo, com cafeteria, para aquela hora que bate a fome.

avre-trem-dentro-2
Trem AVE, alta velocidade.

Outra coisa legal é que você pode comprar seus bilhetes tanto na estação, quanto online( eu sempre compro online), sem precisar imprimir, porque eles já vem com código QR e o funcionário faz a leitura com a leitora ótica, dentro do trem.

IMG_20191221_135726
Postos Renfe em todas as estações
IMG_20191221_135813
Máquinas para venda de bilhetes e check-in

Quando a gente vai fazer um roteiro muito longo é sempre bom comprar os bilhetes com antecedência, porque, como o trem é rápido e de qualidade, os bilhetes se esgotam rápido.

Tradicionalmente, desde a sua fundação, a Renfe Operadora separou completamente os seus serviços de Média e de Longa Distância.

Postos Renfe em todas as estações

Longa Distância

As linhas de “longa distância” são serviços não subsidiados, que geralmente incluem grandes serviços de bordo, como uma cafeteria, classe preferencial, reclinação de assentos ou emissão de filmes. O nome de cada uma das viagens oferecidas geralmente indica os serviços e o tipo de trem, embora às vezes existam diferenças dentro das viagens com o mesmo nome.

Os serviços de alta velocidade incluem:

  • ‘Alta Velocidad Española’ : é o serviço de alta velocidade em linhas longa-distância. Estes são os trens que alcançam a velocidade mais alta, até 310 km/h, e que circulam de origem para destino por linhas de alta velocidade.
  • ‘Alvia’ : são os serviços que são parcialmente distribuídos por linhas de alta velocidade e por linhas convencionais. Alcançam uma velocidade de 250 km/h.
  • ‘Altaria’ : são os serviços compostos de um trem arrastado por uma locomotiva. Eles podem funcionar parcialmente em linhas de alta velocidade, com uma velocidade máxima de 200 km/h.
  • ‘AVE City’ : Serviços de dia de alta velocidade em comboios de gama média sem serviços preferenciais de classe ou de valor agregado durante a viagem. Seu objetivo é oferecer rotas similares ao AVE a preços mais competitivos.

São serviços convencionais e podem viajar a velocidades de até 200 km/h:

  • ‘Euromed’ : serviço estabelecido para aproveitar as características do Corredor Mediterrâneo.
  • ‘Talgo’ : eles consistem em um trem arrastado por uma locomotiva.

Além disso, a Renfe Operadora faz várias linhas noturnas com uma velocidade máxima de até 200 km/h, algumas das quais são parcialmente conduzidas por linhas de alta velocidade:

  • ‘Trenhotel’ : Trem noturno que inclui um vagão-restaurante.

Média Distância

Nas linhas de Média Distância todos os serviços têm benefícios semelhantes, com classe única, sem cafeteria a bordo e a possibilidade de usar bicicletas.

Screenshot_20191221-111134__01.jpg
Trens de média distância

Então, já planejou sua viagem?

Boa viagem!

Viaje tranquilo pela Espanha

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel noBooking com cancelamento gratuito.

Texto: Lila Amaral.

Um comentário em “Como viajar de trem pela Espanha”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.