Hoje é dia de?

Solstício de Inverno e o Natal

Oi gente!

Hoje, oficialmente, é o Solstício de inverno, onde estou, na Europa. Este fenômeno astronômico, marca o início do inverno. Ocorre no dia 21 de junho no hemisfério sul e 22 de dezembro, no hemisfério norte.

A palavra solstício vem do latim(Sol), e sistere (que não se move).

O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Embora sua data não seja a mesma em todos os anos, pode-se dizer que ocorre normalmente por volta do dia 22 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul.

Screenshot_20191222-205625__01__01.jpg
Movimento da Terra em torno do Sol.

Toda estação é marcada por fenômenos astronômicos, mais precisamente os solstícios e equinócios. Como sabemos, a Terra gira em torno do Sol em um eixo inclinado, e, por isso, a cada dia nosso planeta recebe os raios solares de forma diferente. Esse fenômeno marca o início do dia mais longo e da noite mais curta do ano.

Na antiguidade, muitos rituais eram realizados nessas datas.

Há indícios de que o monumento de Stonehenge ( monumento pré-histórico), tem sido um local de adoração e celebração do Solstício de Verão ( 21 de Junho, no hemisfério Norte),  isso porque o eixo principal das pedras do monumento é alinhado de acordo com o eixo do solstício de Verão. Há várias teorias a respeito da razão pela qual a estrutura foi construída e seus usos, mas é certo que a orientação das pedras em relação ao nascer e ao pôr do sol sempre tem sido apontada como uma das características mais impressionantes do monumento, segundo historiadores.

Screenshot_20191222-212112__01.jpg
Monumento de Stonehenge – Inglaterra

A astrologia é uma das mais antigas ciências do mundo, presente em todas as culturas e épocas.

Os romanos, dentre outros povos, também comemoravam esta data. Os que cultuavam o deus Mitra (outra tradicional divindade solar na qual foi baseada boa parte da mitologia cristã), tinham nesta época a comemoração de seu nascimento: era a festa do Dies Natalis Solis Invicti, o dia de nascimento do Sol Invencível.

Tão importante é esta data que muitos povos a comemoravam e ainda a comemoram, pois é simbolicamente a data de renascimento anual daquele que nos salva das trevas, do frio e da fome: o Sol.

Na mitologia celta, o Solstício de Inverno é o momento em que a Deusa grávida dá à luz a seu novo filho, marcando o renascimento simbólico do Deus Solar. Os celtas ligavam assim esta celebração aos ciclos da vida e, portanto, à roda da vida.

Na Roma Antiga, o Solstício de Inverno era celebrado em homenagem ao deus Saturno, com o popular festival anual da Saturnália.

Considerando a adesão massiva aos festivais pagãos e os esforços da Igreja Católica para os cristianizar quando da introdução do cristianismo no Império Romano, alguns estudiosos defendem que a Igreja Católica escolheu a data de 25 de dezembro para representar o nascimento de Jesus Cristo, de forma a beneficiar a aceitação e adesão da população ao evento. Esta teoria assenta em trechos da Bíblia que relatam que no momento do nascimento de Jesus, pastores cuidavam dos seus rebanhos em vigílias noturnas, indicando que o nascimento não poderia ter ocorrido durante o inverno.

Independentemente da sua crença e das suas tradições, aproveite o momento e boas festas!

Screenshot_20191222-214700__01.jpg

Texto: Lila Amaral.

Referências:

 

 

Um comentário em “Solstício de Inverno e o Natal”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.