Turismo, Viagens

Bilbao – Dica de Viagem: Espanha

Oi gente!

Hoje vou falar dessa cidade incrível, escolhida como a Melhor Cidade Europeia de 2018, depois de vencer Ljubljana (Eslovênia) e Viena (Áustria), no Urbanism Awards 2018, concedido pela organização internacional The Academy of Urbanism. BILBAO.

Screenshot_20200101-195635__01.jpg
Rio Nérvion e seu entorno, totalmente revitalizados. Acervo pessoal.

Bilbao é uma das cidades mais avant-garde da Espanha, a chamada “cidade do futuro”. Cheia de estruturas inovadoras criadas por arquitetos de prestígio, uma ampla oferta cultural, uma paisagem formada por florestas, montanhas, costas acidentadas e uma gastronomia única.

As cidades mudam, evoluem e se transformam. Foi o que aconteceu com Bilbao, um exemplo de reurbanizacāo. A capital de Bizkaia renasceu de todas as formas e deixou de ser uma cidade cinzenta dedicada à indústria, para tornar-se uma cidade cosmopolita e de design.

Durante os séculos XIX e XX, Bilbao cresceu em torno da indústria – especialmente aço e construção naval. O porto de Bilbau era um dos portos mais importantes da Europa, um ponto de conexão com as grandes cidades europeias e de onde eram transportados produtos como petróleo, minério de ferro e carvão.

Em 1973, houve uma crise econômica que afetou gravemente a indústria, mas para melhorar a economia, a qualidade de vida de seus habitantes e revitalizar a cidade como um centro de serviços, foi feito um enorme plano de reabilitação.

Processo foi iniciado em 1992 com a criação da Bilbao Ría 2000 (Sociedade para a regeneração urbana e arredores), para recuperar áreas degradadas e industriais, desenvolvendo projetos para melhorar o transporte, o planejamento urbano e o meio ambiente. Juntamente com essa sociedade, o Metrô de Bilbao foi decisivo para a metamorfose da cidade.

Um exemplo da modernização de Bilbao é o transporte público: por via terrestre (metrô, bonde, Bilbobus, Bizkaibus, estação Termibus, metrô e trem), ou por via aérea, tendo o Aeroporto Internacional, como uma grande referência. De todos os meios de transporte está o metrô, projetado pelo prestigiado Norman Foster, que gerou a maior gratificação para toda a população (é o trabalho mais valorizado pelos cidadãos) e se tornou um símbolo da nova cidade de Bilbao. Por outro lado, outro dos ícones de transporte da região metropolitana é o aeroporto, projeto de Santiago Calatrava. Está localizado na cidade de Loiu, a 12 km de Bilbao, e possui inúmeras rotas e empresas que operam a partir dele.

Aeroporto Sondica

Após o saneamento da cidade e regeneração do rio Nérvion, começou a recuperação do espaço ocupado pela indústria para transformar a cidade em um ícone de serviços, turismo e cultura.

Screenshot_20200101-195651__01
Ponte Zubizuri, sobre o rio Nérvion – projeto de Santiago Calatrava. Acervo pessoal.

Assim, foram realizadas obras de alguns edifícios emblemáticos e únicos, como o Museu Guggenheim, obra de Frank Gehry, coberto com painéis de titânio, que dão ideia de um grande navio. O museu é uma referência mundial.

O Palácio de Congressos e Música de Euskalduna, criação dos arquitetos Federico Soriano e Dolores Palacios, cuja atividade teve impacto na transformação da cidade, no aumento do turismo (lazer, comercial e empresarial) e no conforto dos cidadãos, com mais espaços abertos, que convidam a passear, praticar esportes e aproveitar o lazer em geral.

Além disso, Bilbao possui outra das melhores galerias de arte da Espanha, o Museu de Belas Artes, com obras de Gauguin, El Greco e Goya, entre outras. 

Screenshot_20200101-222142__01
Museu de Belas Artes e seu acervo abaixo. Acervo pessoal.

Screenshot_20200101-222157__01

Screenshot_20200101-222353__01

As torres projetadas por Arata Isozaki e César Pelli também atrairão sua atenção. Por outro lado, passeando pela cidade velha, conhecida como as Sete Ruas, você descobrirá que em suas ruas, palácio, templos e grandes edifícios estão entrelaçados, como a Igreja de San Antón, a Plaza Nuevae o Teatro Arriaga, inspirados na ópera de Paris. 

Torres

Centro da cidade – Sete Ruas

Igreja de Santo Antón

Plaza Nueva

Screenshot_20200101-223940__01
Plaza Nueva

Teatro Arriaga

Em Bilbao a gastronomia é uma arte. Se você visitar a cidade, desfrutará de seus famosos pintxos: pequenas mordidas que deliciam os paladares mais exigentes. Passe por suas tabernas para saborear o maior número possível de pintxos. Se você tiver sorte o suficiente para estar na cidade entre maio ou junho, viverá o concurso anual de pintxos, onde é escolhido o melhor do ano.

Uma boa opção é visitar o mercado da Ribeira, onde existe uma variedade enorme de pontos de venda, além de desfrutar da bela vista do rio.

Screenshot_20200101-195512__01
Mercado da Ribeira. Acervo pessoal.

Então, diante de tanta coisa interessante, não tá na hora de escolher esse destino pra conhecer?

Planeje sua viagem!

Screenshot_20190902-125152__01__01__01.jpg
Posição de Bilbao na Espanha.

Viaje tranquilo para Bilbao!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

🟥 INGRESSOS

Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

📌 CÂMBIO

Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pelo Transferwise.

Texto: Lila Amaral.

Um comentário em “Bilbao – Dica de Viagem: Espanha”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.