Hoje é dia de?

Dia do Fotógrafo

Oi gente!

Hoje é dia do Fotógrafo!

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

Eu adoro fotografia, mas nunca fiz curso. Sou uma fotógrafa amadora, que adora clicar coisas diferentes, paisagens bonitas e o dia a dia comum, através de ângulos diferentes, tentando fazer com que os momentos da minha vida, sejam eternizados pelas imagens que capto, sem pretensões profissionais. É uma paixão que carrego e alimento com meu celular, pois sequer tenho uma câmera.

Alguns cliques que fiz, durante várias viagens pelo mundo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar de existirem no congresso diversos projetos para a homologação da profissão de fotógrafo no Brasil, a mesma ainda não está regulamentada, o que exige muito preparo, trabalho e dedicação para que o profissional se destaque como especialista nesta arte.

Com as novas tecnologias e equipamentos disponíveis, qualquer um pode tirar fotografias, porém somente com um olhar técnico e profissional é que o resultado será perfeito.

Existem vários cursos superiores nessa área que preparam o profissional para o mercado, formando competências como: retrato, moda, arquitetura, fotografia científica, audiovisual, fotojornalismo, publicidade, cinema, ou no campo artístico.

Geralmente esses cursos focam na fotografia digital porém, também trazem um estudo aprofundado dos processos fotoquímico e analógico.

Uma coisa é certa, a fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, pois, transformou a literatura e a comunicação, tornando-as mais dinâmicas e interessantes.

Eu admiro o trabalho dos fotógrafos em geral, mas particularmente, sou apaixonada pelas fotografias da National Geographic. Tem cada foto que a gente pensa até que é montagem, diante de tanta beleza e perfeição.

primerpremiowfotyear_b81db68a_1000x563.jpg
Esse momento rendeu ao fotógrafo chinês Yongqing Bao o primeiro prêmio de Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano, um concurso organizado anualmente pelo Museu de História Natural de Londres

Essa marmota do Himalaia não fazia muito tempo que saíra da hibernação, quando foi surpreendida por uma raposa faminta do platô do Tibete. Yonqing Bao (Fotógrafo chinês), capturou, nas palavras do júri: “o momento do ataque, a imagem chocante do predador mostrando seus dentes, o terror da vítima e a intensidade da vida e da morte escritas em seus olhos”.

Eu acredito que o sucesso de um fotógrafo, mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas, com seu “feeling” e, claro, um pouquinho de sorte, porque o mesmo cenário não passa duas vezes iguais na sua lente.

Captar uma fração de segundo e eternizar esse momento, numa foto maravilhosa é sensacional!

Parabéns a todos os fotógrafos!

Texto: Lila Amaral.

Referências:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.