Curiosidades

Tipos de beijos

O afeto pode ser um motivo para se beijar, em todas as idades, em momentos distintos, não só entre aqueles que se amam, mas também como uma expressão de profunda gratidão.

O beijo é algo que faz parte da história da humanidade, e há vários relatos sobre o beijo ao longo do tempo, sendo que, o mais marcante está na Bíblia, que foi o beijo que Judas deu no rosto de Jesus, marcando assim a sua traição, por isso, o beijo é representado pelo amor e pela traição, podendo-se transmitir os melhores sentimentos.

O beijo é uma demonstração de afeto entre as pessoas e existem diversos tipos de beijos.

Nos países asiáticos, por exemplo, é raro alguém beijar em público. Na Europa e na America Latina é mais comum o beijo público e existe uma variedade muito maior de beijos. No Ártico os esquimós beijam mesmo com o nariz para sentir o cheiro da outra pessoa. No Pacífico Sul, nas ilhas Trobriand, morde-se o lábio alheio enquanto se beija…cada beijo tem seu significado e varia muito entre países.

Quando se está beijando alguém, tudo que importa é o que está acontecendo na boca e com as mãos. … Isso faz com que o cérebro fique livre para processar as questões relacionadas com o tato e o beijo acaba sendo melhor sentido pelo corpo. Por isso, geralmente se beija de olhos fechados. Com osolhos abertos, o cérebro tem que se dividir para processar o tato e a visão.

Screenshot_20200115-121711__01__01__01.jpg
Beijo na boca

Beijo na nuca ou pescoço é “senha de acesso”, diz terapeuta. Essa é uma das regiões mais sensíveis e um simples beijo nessa parte do corpo, pode desencadear o desejo de mais carícias.

Screenshot_20200115-121415__01__01.jpg
Beijo no pescoço

Beijo na orelha é uma das diversas variações de demonstração de carinho. Geralmente é uma forma de beijar dos namorados, de casais apaixonados, porque o beijo é o termômetro de uma relação. O beijo na orelha significa desejo. Geralmente os beijos nas orelhas e no pescoço são preliminares de uma entrega maior, é a maneira de demonstrar que o parceiro está sendo receptivo ao amor.

Screenshot_20200115-110429__01__01__01.jpg
Beijo na orelha

Beijo no nariz é conhecido como o beijo dos esquimós, porque consiste em esfregar os narizes um no outro, simultaneamente, da esquerda para a direita ou ao contrário, e serve para demonstrar um carinho mútuo. Este beijo também pode ser dado entre amigos para demonstrar o afeto que existe entre eles.

Screenshot_20200115-112816__01__01.jpg
Beijo no nariz

Beijo no olho ou nos olhos, significa ternura, carinho, dedicação, amor. Geralmente é um beijo que os pais costumam dar em seus filhos à noite quando já estão na cama e pedem um beijo de boa noite. Há quem refira que um beijo no olho consegue “tocar” o coração. Por isso, entre um casal, além dos sentimentos de carinho e ternura, transmite a intenção de quem beija, de despertar paixão na pessoa que foi beijada.

Screenshot_20200115-111412__01__01
Beijo no olho

Já o beijo no queixo, significa desejo pela mulher amada, desejo pelo companheiro, necessidade de estar junto, necessidade de compartilhar todos seus momentos.

Screenshot_20200115-112516__01__01__01.jpg
Beijo no queixo

Beijo na testa ou na cabeça é um beijo que significa respeito e afeto pela outra pessoa. O beijo na testa não necessariamente é realizado entre casais, mas também pode ser entre pais e filhos, amigos, familiares, etc.

Screenshot_20200115-113006__01__01.jpg
Beijo na testa

Beijo na mão significa uma maneira respeitosa de saudação a uma autoridade religiosa ou a uma senhora. No passado era muito cultivado este hábito que representava uma expressão de respeito e até veneração.

Screenshot_20200115-113518__01__01.jpg
Beijo na mão

O beijo na palma da mão tem um significado diferente do beijo na parte de fora da mão, porque tem um sentido mais romântico. Na maior parte das vezes, esse beijo é sinal de interesse amoroso, e alguns casais explicam que o beijo na palma da mão é dado para que o seu/sua parceiro/a guardem o beijo para a eventualidade de um dia estarem separados.

Screenshot_20200115-115011__01__01__01.jpg
Beijo na palma da mão

O beijo no rosto é demonstrado de muitas maneiras. É costume beijar nas duas faces quando pessoas amigas se encontram, em alguns lugares é apenas um beijo e entre os jovens ainda existe um terceiro beijo e dizem que é para casar. O beijo no rosto é dado pelos pais, amigos, irmãos, conhecidos, etc… É comum em alguns países, como: França, Egito,  Emirados Árabes, Rússia, os homens se cumprimentarem com beijos no rosto.

Screenshot_20200115-112132__01__01.jpg
Beijo no rosto

Beijo no ombro significa que o parceiro está sempre pensando no outro e com o desejo de estar sempre por perto. Beijo no ombro denota amor, carinho, tranquilidade, harmonia e contentamento. Assim, um beijo no ombro pode significar que a pessoa precisa do seu apoio e do seu carinho.

Screenshot_20200115-120111__01__01.jpg
Beijo no ombro

Beijinho no ombro

Esta expressão ganhou popularidade no Brasil graças à música de mesmo nome, interpretada pela cantora de funk, Valesca Popozuda, lançado em 2013.

Como diz o refrão desta música:

“Beijinho no ombro pro recalque passar longe / Beijinho no ombro só pras inimigas de plantão / Beijinho no ombro só quem fecha com o bonde / Beijinho no ombro só quem tem disposição”.

Neste contexto, o “beijinho no ombro” ganhou uma conotação de gesto de superioridade sobre os problemas, situações de stresse ou pessoas invejosas.

Algumas expressões populares, utilizadas para os tipos de beijos:

Beijo “Selinho”: os lábios se encostam levemente.

Beijo “Peixinho”: semelhante ao selinho mas os lábios fazem um biquinho.

Beijo “Borboleta”: o casal encosta os seus cílios e ficam piscando.

Beijo “Boca de Siri”: quando a boca não se abre para receber o beijo.

Beijo de “Esquimó“: esfregando as pontas do nariz suavemente.

Beijo “Italiano”: os lábios são colados nas bochechas e são feitos movimentos circulares com a língua.

Beijo “Japonês”: o beijo dado pelo homem na nuca da mulher.

Beijo “Chinês”: beijo estalado na bochecha após inspirar o perfume do parceiro.

Beijo “Francês”: é o beijo de língua.

Beijo “Conde Drácula”: desce até ao pescoço podendo deixar marcas.

Beijo “Reticências”: beijinhos rápidos e espalhados pelo rosto que acontecem após um longo beijo.

Beijo “Titanic”: é um beijo molhado de saliva. Também conhecido como “beijo babado”.

Beijo “Vai e Vem”: deve-se segurar a língua do parceiro e fazer movimentos de vai e vem.

Beijo “Cosquinha”: quando se passa a língua no céu da boca do outro fazendo cócegas.

Beijo “Ventilador” ou “Helicóptero”: giro da língua dentro da boca do outro, como se fosse uma hélice.

Beijo “Liquidificador”: quando são feitos movimentos circulares em toda a orelha.

Beijo “Aspirador de pó”: beijo profundo e sufocante.

Beijo “Metralhadora”: atira-se beijos por todo o corpo da “vítima”.

Beijo “Técnico” ou “Cinematográfico”: beijo sem emoção.

Beijo de “Tia”: só as bochechas se encostam e os lábios apenas fazem o movimento do beijo.

Beijo de “Perua: não se encosta nada, apenas ouve-se o estalo do beijo e o movimento da cabeça.

A expressão “primeiro beijo” significa a primeira vez que uma pessoa deu um beijo de língua (beijo francês) na boca de outra. Os jovens usam a sigla BV (Boca Virgem) para designar aquela pessoa que ainda não deu o primeiro beijo na boca.

Às vezes, há alguma insegurança, nervosismo e timidez associados a esse ato. No entanto, não existe uma fórmula.

O encaixe, acontece de forma instintiva e com a prática os beijos vão sendo cada vez melhores. Algumas dicas para o primeiro beijo: relaxe, seja carinhoso (a), feche os olhos, comece com calma e desfrute cada momento, porque quando há química, o resultado é maravilhoso.

Beijo!

Texto: Lila Amaral.

Referências:

  • Nyrop, Christoper. The Kiss and its History, Sands & Co., London.

 

2 comentários em “Tipos de beijos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.