Hoje é dia de?

Dia mundial das religiões

Hoje se comemora o dia mundial das religiões.

dia-da-religiao
Dia mundial das religiões

A ideia é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinas, evitando a intolerância religiosa. Isso porque as questões religiosas sempre foram motivo para guerras e conflitos que a humanidade já presenciou.

Eu sou batizada pela Igreja Católica porque minha família é majoritariamente Católica, no entanto, optei pela Doutrina Espírita, pelo fato dela me dar respostas mais aceitáveis acerca das questões espirituais. Mas, eu respeito todas as opções religiosas de cada pessoa que me cerca, pois creio que, não importam os caminhos diferentes que cada um segue. No final, chegaremos ao mesmo Deus, que apesar de ter tantos nomes, é Um Só.

A ideia da criação desta data, ocorreu em dezembro de 1949, através de uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, uma religião monoteísta fundada pelo líder religioso Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia, região que hoje pertence ao Irã e na época estava sobre domínio do Império Otomano.

Essa assembléia dos bahá’í que foi realizada nos Estados Unidos, definiu que o terceiro domingo do mês de janeiro seria dedicado ao Dia Mundial da Religião. Trata-se de uma data móvel, ou seja, a cada ano, acontece em uma data diferente. Este ano, por exemplo, é comemorada no dia 19 de janeiro e em 2021, será no dia 17 de janeiro.

A principal forma de organização da comunidade bahá’i são as assembleias locais e nacionais, que estão espalhadas por todo o mundo, inclusive pelo Brasil. Entre nós, os bahá’i começaram a se organizar em 1921 com a chegada de Leonora Holsapple, membro da comunidade bahá’i americana, na cidade de Salvador, Bahia.

A Fé Bahá’i, ou comunidade Bahá’i, é uma religião derivada das pregações de Bahá’u’lláh, um líder religioso persa que viveu de 1817 a 1892. Bahá’u’lláh, julgava-se um profeta, que veio para suceder diretamente os principais profetas das religiões universais, como Moisés, Abraão, Krishna, Zaratustra, Buda, Jesus Cristo e Maomé. Seus ensinamentos consistiam em levar a paz para todos os povos e tornar evidentes os elos positivos que tornam todas as religiões harmônicas entre si. Os seguidores de Bahá’u’lláh, formaram a fé Bahá’i e conceberam o seu profeta, como aquele que completa o destino de todas as religiões.

Contudo, o Dia Mundial da Religião, pode suscitar grandes e valiosas discussões, tanto sobre o papel das tradições religiosas no mundo globalizado, quanto sobre o futuro de cada uma dessas tradições.

Quem sou eu, para duvidar desses fatos?

Eu acredito que, há muitos mais mistérios entre o céu e a Terra, do que imagina nossa vã filosofia.

Desejo que, cada um possa fazer com que sua crença, seja uma fonte de iluminação e paz para esse mundo que está tão louco.

Muita paz!

Texto: Lila Amaral.

Referência:

  • False Dawn: The United Religions Initiative, Globalism, and the Quest for a One-World, LEE PENN. Editora Sophia Perennis, em 2004, na cidade de Hillsdale, NY, USA.

Um comentário em “Dia mundial das religiões”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.