Viagens

Madrid – Dica de viagem: Espanha

Madrid é a capital da Espanha e a maior cidade do país, sede do governo e residência da monarquia espanhola. Madrid é também o centro político, econômico e cultural da Espanha.

Eu AMOOOOO a Espanha!

Depois que saí de Barcelona, fui de trem Renfe (AVE), de alta velocidade, para Madrid, chegando na Estação Madrid Porta de Atocha, uma das maiores e melhores da Europa em apenas 2 horas e meia. Viajar de trem na Espanha é muito fácil, relativamente barato e confortável.

Atualmente, a estação é dividida em duas estações: Estação Madrid Puerta de Atocha e estação de Atocha Madrid Cercanías, além de interligar o Metrô de Madrid.

  • Endereço : Glorieta de Carlos V, ( final do Paseo del Prado.
  • Horário de funcionamento: 06:00 à 01:00h.

Escolher o que fazer em Madrid é difícil, porque tem tanta coisa, que a gente se perde. Mas uma das coisas que mais gosto, quando viajo é bater perna. Aí vou descobrindo coisas, que normalmente não estão nos roteiros turísticos.

Mas, tenho que admitir que passear pelas ruas de Madrid é uma tarefa Hercúlea, dadas as dimensões de suas avenidas, ruas, quarteirões e quantidade de pontos turísticos para visitar. Mas, posso assegurar que é uma cidade fantástica e inesquecível, principalmente, para quem gosta de arte, gastronomia e arquitetura, como eu.

A cidade é riquíssima em história e arte e tem museus que representam de forma significativa a evolução da arte, ao longo da História da Humanidade. São muitos museus, mas, é no Paseo del Prado que se encontra o Triângulo de Ouro da arte Madrilenha:

  • Museu do Prado;
  • Museu Thyssen-Bornemisza;
  • Museu Reina Sofia.

Museu do Prado – é um dos mais importantes museus do Mundo, com uma colecção, centrada na época anterior ao século XX, que destaca a arte italiana, espanhola, alemã e flamenca. Também faz parte do acervo um importante conjunto de esculturas clássicas greco-romanas, renascentistas e de outros períodos. 

Screenshot_20200126-215339__01__01
Museo do Prado, Madrid – Espanha

Artistas como Ele Greco, Caravaggio, Goya e Diego Velázquez, dentre outros, são suficientes pra fazer você visitar esse museu extraordinário.

Consegui esse vídeo maravilhoso, onde as telas ganham vida. Os créditos do autor estão no final do vídeo. Confiram que viagem no tempo!

Horário:

  •  aberto de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados das 10h às 19h;
  • aberto, com horário reduzido, 6 de janeiro, 24 e 31 de dezembro das 10h às 14h;
  • fechado em 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro;
  • entrada gratuita de segunda a sábado, das 18h às 20h e domingos e feriados das 17h às 19h.

Preço: consulte aqui.

Site: https://www.museodelprado.es

Screenshot_20200126-224320__01
Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid – Espanha

Museu Thyssen-Bornemisza, dispõe de uma das maiores coleções privadas de arte do mundo, organizadas por ordem cronológica, começando no Renascimento e terminando no século XX.

Obras de mestres italianos, alemães e holandeses do século XVI como: Tiziano, Tintoretto, El Greco, Bernini e Caravaggio. O primeiro piso reúne obras do século XX, desde o cubismo até à Pop Art. Destacam-se algumas obras primas contemporâneas de Picasso, Mondrian, Chagall e Salvador Dalí.

Horário:

  • aberto, segunda das 12h às 16h e de terça a domingo das 10h às 19h
  • fechado em 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro;
  • aberto, com horário reduzido, 24 e 31 de dezembro das 10h às 15h;

Preço: Consulte aqui.

Site: http://www.museothyssen.org

Screenshot_20200126-224759__01__01__01
Museu Reina Sofia, Madrid – Espanha

O Museu Reina Sofia, na verdade, chama-se Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía e é um dos mais importantes de arte contemporânea espanhola.

Seu acervo conta com obras de artistas como: Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró, entre outros, mas o destaque do museu é, sem sombra de dúvidas, o quadro Guernica, de Picasso.

Screenshot_20200126-225432__01
Obra Guernica, de Pablo Picasso, exposta no museu Reina Sofia, Madrid – Espanha.

Horário:

  • aberto, segunda das 10h às 21h e de quarta a sábado, das 10h às 19h;
  • domingos e feriados, consulte o site.

Preço: Consulte aqui.

Site: https://www.museoreinasofia.es/

Ainda no Paseo del Prado, vale a pena uma visita a Caixa Forum, um espaço que foi totalmente revitalizado, pelos arquitetos Herzog & Meuron, para agregar valor cultural a cidade, com exposições, atividades culturais, cinema, cafés e espaço para convenções.

Horário: de segunda a domingo das 10h às 20h.

Ingresso: consulte aqui

Site: https://caixaforum.es/es/madrid/home

Depois desse show de história, nesses museus maravilhosos, não dá pra esquecer a arquitetura riquíssima dessa cidade.

Nos últimos anos, Madrid tem apostado numa arquitetura mais moderna e contemporânea, transformando-se numa cidade onde edifícios novos e antigos, totalmente reformados e revitalizados, se converteram em novos ícones da capital. Arquitetos como César Pelli, Norman Foster e Herzog & Meuron, foram os responsáveis pela nova cara de Madrid.

Madrid é uma cidade cheia de praças, fontes, monumentos, obras de rua, de artistas famosos, como Botero e muita coisa bonita pra se ver e fotografar, como La Rana de la fortuna, que dizem que dá sorte e atrai dinheiro se você ficar embaixo dela. Eu fiz minha parte.

Eu sou louca por mercados, arquitetura em ferro e comida gostosa. O Mercado de São Miguel, fica no centro de Madrid e reúne tudo isso. Atualmente é o último exemplo da arquitetura do ferro que continua de pé na cidade.

Horário: segunda a domingo, das 10 às 00:00h.

Site: https://mercadodesanmiguel.es/

Ainda no Centro da cidade, não deixe de visitar a Plaza Mayor, a Plaza Puerta del Sol e a Gran Via, pontos de comércio, monumentos históricos, restaurantes, cafés e muito movimento de turistas.

Plaza Mayor de Madrid – data desde o século VI. Situada no centro de Madrid, é acessada através de 9 arcos. Já sofreu 3 incêndios e foi reconstruída.

Plaza Puerta del Sol – A Puerta del Sol, foi nas suas origens, um dos acessos do muro que rodeava Madrid no século XV. É lá que está o Km zero das estradas espanholas e a escultura que simboliza a cidade, o oso y el madroño (urso e o medronho).

Gran Via – Conhecida como a Broadway madrileña é uma das mais maiores e mais importantes avenidas da cidade. Com teatros e muito comércio é uma excelente opção para compras.

Tá pensando que acabou? Madrid é uma atração atrás da outra. Lugares que eu indico, porque são muito lindos!

O Palácio Real de Madrid é oficialmente, a residência do Rei de Espanha, apesar de, na atualidade, o Rei o utilizar somente para ocasiões oficiais, já que reside num Palácio menor. O Palácio foi reconstruído, após ser destruído por um incêndio.

Horário:

  • Inverno (outubro a março). Todos os dias: 10:00 às 18:00h.
  • Verão (abril a setembro). Todos os dias: 10:00 às 20:00h.

Ingresso: acesse aqui

Site: https://www.patrimonionacional.es/

O Parque el Retiro, no centro da cidade, além de um lugar belíssimo, oferece cultura, lazer e esportes para os madrileños e visitantes. Entre seus elementos arquitetônicos e históricos mais importantes estão: a Lagoa Grande, que oferece atividades, como passeio de barco a remo, escola de canoagem e o Palácio de Cristal, ambos atualmente usados ​​como salas de exposição. O espaço abriga esculturas, fontes notáveis e mais de 15.000 árvores, que fazem a alegria dos visitantes.

O Palácio de Cibeles tem em frente, uma fonte de mesmo nome. Este lindo edifício que é a estação central de correios de Madrid, é conhecido também por Nuestra Señora de las Comunicaciones, devido ao seu aspecto ser semelhante a uma catedral. Foi edificado em 1904 e tem um miradouro e um restaurante, no topo e por 3€ é possível subir e ter um panorama de 360° da cidade. Super vale a pena!!!!

Templo de Debod,  constitui um dos poucos testemunhos arquitetônicos núbio-egípcios completos, que podem ser contemplados fora do Egito e o único existente na Espanha. Em 1968, o templo foi doado à Espanha pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda prestada no salvamento dos templos de Abul-Simbel.

Catedral de Santa Maria de La Almudena, tem em sua arquitetura, uma mistura de vários estilos:  neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta. Não deixe de visitar a cripta, vale muito a pena.

A entrada à Catedral é gratuita, mas se pede uma doação de 1€ para a manutenção do edifício. O horário de abertura da Catedral é de segunda a domingo das 9h às 20:30h.

Não dá pra esquecer as lindas portas da cidade de Madrid.

Puerta de Toledo – Madrid medieval era uma cidade murada com acesso controlado a ela. Esses acessos foram chamados Portas.
Uma delas é a Puerta de Toledo.

Screenshot_20200127-160133__01
Porta de Toledo, Madrid – Espanha.

Puerta de Alcalá é um monumento situado na Praça da Independência, constituído por duas portas retangulares que ladeiam três arcos. Foi construído em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade. Não deixe de passar por ela à noite. A cidade a noite, com o efeito da iluminação é simplesmente fenomenal!

Bom galera, o que posso dizer pra vocês é que Madrid é uma cidade incrível e que tem que fazer parte do seu roteiro de viagem a Espanha. Além desses pontos turísticos, tem as curiosidades e peculiaridades, que a gente só vê, andando pelas ruas, vivenciando a cultura e convivendo com os espanhóis.

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para Madrid!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

 🟥 INGRESSOS

Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

Texto: Lila Amaral.

Um comentário em “Madrid – Dica de viagem: Espanha”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.