Hoje é dia de?

Dia do Publicitário

Hoje se comemora o dia desses profissionais da criatividade! O PUBLICITÁRIO(A).

Particularmente, tenho uma grande simpatia por essa profissão, pelo fato de envolver criatividade, que é uma ferramenta fantástica e necessária, porque vender areia no deserto não é nada fácil, mas a criatividade pode convencer.

O Brasil é um amplo celeiro de profissionais renomados, na publicidade.

Uma das campanhas que gostei muito, não é brasileira. Foi a Campanha da DDB Argentina para a FAITH (Argentinian Foundation of Liver Transplant) pela conscientização da importância das doações de orgãos.

Órgãos feitos com sacos de lixo, foi uma sacada muito impactante. Fantástica!

PUBLICIDADE, segundo o dicionário, quer dizer:
  1. 1. característica do que é público.
  2. 2. arte, ciência e técnica de tornar (algo ou alguém) conhecido nos seus melhores aspectos, para obter aceitação do público.

E o publicitário é o profissional que faz isso acontecer, cuidando da criação de campanhas e peças publicitárias. Trabalhando para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promovendo sua venda e garantindo a boa imagem da marca ou empresa junto ao público.

Transformar uma ação em uma marca viral não é um trabalho simples. Exige planejamento, conhecimento de mercado e metodologias diversificadas. Think outside the box, (pensar fora da caixa)  é fundamental para alcançar os objetivos.

Faz parte também, das suas atribuições pesquisar o público alvo, para o produto ou serviço que está criando, desenvolver o layout de embalagens, criar logotipos para produtos e empresas, produzir material promocional como: cartazes, outdoors, catálogos e todos os impressos necessários.

Por fim, ele escolhe o tipo de abordagem e os meios de comunicação mais eficazes para a campanha: anúncios, comercias em rádio, TV, cinema, ou, sites na internet e outras redes sociais.

O avanço da Era Digital ampliou os canais de contato entre marcas e consumidores. Em uma época onde as informações são cada vez mais rápidas e objetivas, o cliente precisa ser cativado nos primeiros cinco segundos, por isso  o publicitário precisa estar em constante aprendizado, para se reinventar a cada dia.

O Dia do Publicitário no Brasil é comemorado no dia 01 de fevereiro em referência ao Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966, que por sua vez regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que regulamenta o exercício da profissão de publicitário e de agenciador de propaganda.

Para fiscalizar e controlar os direitos e deveres dos profissionais que trabalham com a publicidade, foi criado o CONAR- Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária. A principal função do CONAR é garantir a ausência de publicidades enganosas e que sejam de caráter abusivo ou constrangedor para a população, além de garantir a liberdade de expressão comercial.

Texto: Lila Amaral.

Parabéns a todos os PUBLICITÁRIOS!

Screenshot_20200201-120749__01__01

Ficha técnica:

Anunciante: Fundação Argentina de Transplante de Fígado.
Marca: Fundação Argentina de Transplante de Fígado.
Produto: Fundação Argentina de Transplante de Fígado.
Agência de publicidade: DDB Group Argentina
Categoria: Bem público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.