Turismo, Viagens

Trancoso – lugares imperdíveis na Bahia #1

Eu sou SOTEROPOLITANA!…quem nasce em Salvador, capital do Estado da Bahia, no Nordeste brasileiro.

A Bahia, tão cantada em versos e prosas, cenário de muitos filmes, séries, novelas e livros é uma terra porreta, mas não é só Salvador que é legal. Existem muitos lugares incríveis para visitar e hoje eu me inspirei em um deles, pra escrever esse post!

Screenshot_20200204-174908__01
Quadrado, Trancoso.

TRANCOSO é um distrito do município de Porto Seguro, no litoral sul do Estado da Bahia e está a 47 km de Porto Seguro.

mapa-bahia
Mapa da Bahia com todos os municípios. Fonte: https://www.brasil-turismo.com/bahia/mapa-bahia.htm

Trancoso é um paraíso, cheio de praias paradisíacas, uma vegetação exuberante, uma culinária dos deuses e um povo simples, mas muito acolhedor e depois de ler este post, você vai querer ir à Bahia, com certeza!

FB_IMG_1581260159639
Mirante em Trancoso. Fonte: arquivo pessoal.

Foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal. Essa é a parte ruim… porque ninguém é dono de algo que nunca lhe pertenceu.

O Brasil era dos índios, ok Portugal?

A atual população de Trancoso é originária de uma aldeia jesuíta denominada, São João Batista dos Índios, fundada em 1586.

O povoado permaneceu desconhecido, até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies, que queriam curtir um barato em regiões desabitadas e aí começou a mudar o cenário desse lugar quase invisível no mapa.

Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado, o famoso “Quadrado“, com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar.

FB_IMG_1581260076516
Igreja no Quadrado, Trancoso. Fonte: arquivo pessoal.
FB_IMG_1580835165613
Casas no Quadrado, Trancoso. Fonte: arquivo pessoal.

Hoje, esse espaço é a Praça São João, no Centro Histórico da cidade, um dos metros quadrados mais valorizados e caros do país onde a principal atividade econômica é o turismo, destinado às classes mais ricas e onde muitos famosos têm casa, para passar o verão e alguns até passam mais tempo, como é o caso de Elba Ramalho, que vive no lugar desde a década de 80 e tem um projeto, o Elba Convida, que completou 20 anos em 2019 e reúne outros artistas no café de la Musique, de propriedade dos sócios: Álvaro Garnero, Kako Perroy e Jeffrey Jah, do programa 50×1 e do camarote número n° 1 do Carnaval do Rio de Janeiro.

Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli também têm uma propriedade por lá. E entre os famosos que já visitaram Trancoso, estão: Beyoncé, Will Smith, Caio Castro, Neymar e até a socialite internacional Paris Hilton.

Trancoso, ganhou com isso, um upgrade que elevou seus serviços à categoria cinco estrelas, sem perder o charme, o astral e a ternura.
O povoado, hoje, tem pousadas sofisticadas, lojas de grife e restaurantes estrelados que atraem ricos e famosos. Mas continua sem iluminação pública no Quadrado, obrigando os estabelecimentos, que espalham mesas e cadeiras embaixo das amendoeiras, a acenderem velas quando a noite cai. É um clima lúdico, romântico e que dá vontade de ficar.

Ou seja, um lugar visitado por tantas celebridades, não pode ser um destino barato e impossível de ser desconhecido, como a anos atrás.

Mas Trancoso não é só pra celebridades, com um bom planejamento, dá pra fazer coisas muito legais, até porque, praia é de graça e isso é o que mais Trancoso tem.

Mas nem só de praia se vive nesse lugar incrível.

Uma das melhores coisas para se fazer em Trancoso é circular pelas casinhas do Quadrado, conhecer sua história, entrar em cada uma delas, hoje transformadas em lojas, restaurantes, centros culturais, pontos de artesanato ( uma das principais atividades do povoado ) e conhecer a cultura dos nativos, bastante viva até hoje.

FB_IMG_1581260056554
Restaurante no Quadrado, Trancoso. Fonte: arquivo pessoal.
FB_IMG_1580835148638
Índios Pataxós, que ainda vivem numa pequena reserva da região. Fonte: arquivo pessoal.

A maioria dos artesanatos são feitos com a casca do côco e as folhas das palmeiras, mas eles utilizam tudo aquilo que a natureza oferece tais como: madeiras, sementes, palhas, cipós, argilas, penas, bambus, etc.

Existem também, muitas barracas de doces, feitos com frutas locais, como: siriguela, umbú, cajú, jaca, cupuaçu, graviola e outras, não tão conhecidas em outras regiões, que vale a pena experimentar.

Mas, é impossível reconhecer que, as praias de Trancoso são o maior atrativo da região, além de outros pontos turísticos, né?

Então vamos lá!

PRAIA DO ESPELHO: Fica entre Caraíva e Trancoso, mais precisamente, a 24km a partir de Trancoso em direção a Caraíva. De carro é o percurso mais viável e barato. Mas, para os que curtem longas caminhadas, pode ser uma opção, mas lembrem que tem a volta, que são mais 24. Mas super vale a pena, porque é um paraíso.

Screenshot_20200209-163842__01
Praia do Espelho, entre Caraíva e Trancoso. Fonte: arquivo pessoal.

PRAIA DOS AMORES: Vizinha à praia do Espelho, seu acesso é semelhante, só que o percurso é um pouco mais difícil, por causa das falésias.

PRAIA DOS COQUEIROS: É uma das mais bonitas e acessíveis, a partir de Trancoso e fica apenas a alguns minutos do Quadrado. É uma praia legal pra levar crianças e passar o dia, pois o mar é calmo e por ter muitas árvores, forma uma quantidade de sombra, onde dá pra fazer picnic, acampar ou passar o dia, sem ter que ficar o tempo inteiro no sol ou dependendo de barracas de praia, pra quem não quer gastar muito.

Mas também possue barracas de praia para quem não abre mão de infraestrutura e conforto.

PRAIA DOS NATIVOS: é uma das favoritas entre os turistas,a por ser possível ir caminhando, cerca de 5 a 10 minutos a partir do Quadrado. Se inicia no Rio Trancoso, logo após a Praia dos Coqueiros e se estende até a curva, onde começa da Praia do Rio da Barra com aproximadamente três quilômetros de extensão.

PRAIA DO RIO VERDE: Está a apenas 2km do Quadrado.  Apesar de ser vizinha da agitada Praia dos Coqueiros é tranquila e uma ótima opção para quem não quer agitação. A praia é tranquila, mas oferece restaurante e pousada para quem deseja ficar mais tempo, como o Beach Club Bahia Bonita, com serviço disponível também para não hóspedes.

IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA: É aquela igrejinha branquinha no Quadrado. Por mais simples que parece, há fila de espera para a realização de casamentos. E muitos famosos, como Preta Gil, já renovaram seus votos nessa igreja. De costas para o mar, como manda a tradição e voltada para o Quadrado, se tornou numa referência de Trancoso, seja para casar ou apenas para marcar um encontro.

Screenshot_20200209-170619__01
Igreja de São João Batista, Trancoso. Fonte: arquivo pessoal.

Que Trancoso é um destino deslumbrante e imperdível, ficou claro né? Mas, não é tão fácil chegar lá.

Não existe voo direto para Trancoso. O aeroporto mais próximo fica em Porto Seguro, que está a 47km de distância.

Então anote aí umas dicas pra chegar a esse destino maravilhoso:

  • A partir do Aeroporto, será possível seguir até Trancoso de carro, ônibus, táxi ou transfer particular, passando ou não por Arraial d’Ajuda, a depender da rota escolhida.
  • Quem chega de carro a partir de outras cidades da Bahia, não precisa passar por Porto Seguro para chegar a Trancoso. Nesse caso, o melhor trajeto é viajar até Eunápolis e de lá pegar a BR-367 até o entroncamento com a BA-001, chamada nesse trecho de Estrada de Trancoso. O percurso evita a passagem por Porto Seguro e a travessia de balsa, o que encurta o caminho e deixa o trajeto mais rápido.
  • Caso decida ir por Porto Seguro, há uma balsa que faz a travessia. Em épocas de alta estação as filas são quilométricas, então, repense fazer o percurso de carro a partir de Eunápolis.

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para Trancoso!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

 🟥 INGRESSOS

Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

📌 CÂMBIO

Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pelo Transferwise.

Texto: Lila Amaral.

Um comentário em “Trancoso – lugares imperdíveis na Bahia #1”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.