Viagens

Toledo – dica de viagem – Espanha

Em 2019 eu viajei muito pela Espanha e uma das cidades que mais tempo fiquei, foi Madrid.

Primeiro porque a cidade é muito grande e tem muita coisa pra ver e fazer, segundo porque eu queria fazer alguns bate-voltas, para cidades menores e bem próximas, mas que não justificavam uma estadia de mais de um dia.

Uma delas foi Toledo, uma cidade adorável!

Toledo é uma cidade localizada no centro-sul da Espanha, que pertencia ao antigo Reino de Castela e tinha a cidade de Burgos como capital. Atualmente é a capital da província de Toledo e da Comunidade Autônoma de Castela-Mancha. Meio confuso né? Leia aqui, pra entender melhor a divisão geográfica espanhola, porque eu demorei um pouco pra me familiarizar.

Toledo é uma cidade medieval, situada no alto de uma colina, como todas as cidades antigas, onde os objetivos eram, ou conquista e ataque, ou defesa. Daí o fato das cidades terem castelos que mais parecem fortalezas, quase todas muradas e sempre no ponto mais alto da cidade.

Informações históricas comprovam o domínio dos romanos em Toledo, num documento escrito por Tito, escritor romano, que tentou relatar a história de Roma, desde sua fundação. Ele se refere à cidade como Toletum, afirmando que era uma cidade pequena, mas privilegiada em sua posição, por estar no topo da colina e estrategicamente, numa excelente posição de defesa.

Serpenteada pelo Rio Tejo, que também banha a cidade de Lisboa, hoje é muito mais que uma cidade sobre a colina, que um dia os romanos consagraram à deusa Vênus (deusa da beleza).

Hoje é parte do patrimônio histórico e cultural, tombado pela UNESCO em 1986, como bens inestimáveis da humanidade e um polo turístico espanhol, com milhares de visitantes por ano.

Screenshot_20200210-102619__01__01
Cidade de Toledo, com vista do Alcazar, no topo e rio Tejo, Espanha.

Existem muitas opções de roteiros desse tipo, bate e volta no mesmo dia e optei por uma empresa bem estruturada, com ônibus top, com ar-condicionado, poltronas confortáveis e o principal, com um guia bilíngue e extremamente conhecedor da história da cidade.

Por ser arquiteta e já ter ensinado história da Arquitetura, fica fácil acompanhar o roteiro, mas pra quem não é, precisa de um bom guia.

Saímos de Madrid às 09:00h e chegamos em Toledo um pouco mais das 10:00h, são apenas 73km de distância. Eu escolhi uma empresa de turismo que faz esse e outros trechos, mas existem ônibus diários, pela Alsa, consulte horários e preços. Também há a opção de trem pela Renfe. Consulte horários e preços.

Se for de trem, você já garante seu primeiro ponto turístico, pois a estação de trem de Toledo é linda.

Ao chegar em Toledo, você pode ir caminhando até o centro histórico ou, pegar um ônibus a 200 metros da estação e descer na praça Zocodover. Ela é o centro de Toledo e se tornou o ponto de encontro, pois, é bastante movimentada, cheia de turistas, restaurantes e comércio. 

Screenshot_20200210-103235__01
Praça Zocodover, Toledo – Espanha.

Saindo da praça, percorra as ruas da cidade e aprecie sua arquitetura e tente perceber as influências marcantes que, o catolicismo, o Islamismo e o judaísmo, deixaram como herança, principalmente, nos diferentes tipos de arcos, azulejos, acabamentos em alto relevo e detalhes decorativos.

Toda essa mistura, gerou uma arquitetura eclética, mas ao mesmo tempo fiel, no que se refere a alguns edifícios religiosos, por uma questão de respeito, mas bem mesclada em relação ao resto.

Seja na gastronomia, na música, em alguns costumes, as características mais marcantes, deixadas por esses povos, estão mesmo na arquitetura.

A expressão maior do cristianismo em Toledo é a Catedral de Santa Maria Primada, em estilo gótico, iniciada no século XIII e finalizada no século XV.

Construída nos áureos tempos dos reis católicos, a catedral é uma das maiores da Europa e a segunda maior da Espanha. Sua arquitetura eclética, mistura o gótico, neo-gótico e barroco, seu interior, além da riqueza arquitetônica, guarda tesouros de artistas consagrados, como: Caravaggio, Tiziano, Goya, e El Greco, sendo este último o mais famoso na cidade, (que não era espanhol, era Grego), um dos principais pintores renascentistas, que passou a maior parte da sua vida na cidade de Toledo. Não deixe de subir na torre e aproveitar a vista panorâmica de toda cidade.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10:00 às 18:00h e domingo das 14:00 às 18:00h.

Ingresso: €12,50( bom conferir antes).

Site: http://www.catedralprimada.es/

Por sua situação geográfica, próxima à capital, Toledo serviu como ponto de defesa militar, como comprova o Alcázar de Toledo, uma fortaleza situada na colina mais alta da cidade, a 548m de altura. É majestoso!

O atual prédio tem as formas das intervenções feitas a mando do imperador Carlos V, no século XVI, mas suas origens datam do século III, quando era um palácio romano. Hoje funciona o Museu do Exército, além de abrigar a Biblioteca de Toledo. Com certeza é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

Sua arquitetura é medieval, com características renascentistas.

Horário de funcionamento: quarta feira é fechado e nos demais dias da semana, funciona das 11:00 às 17:00h.

Ingresso: melhor consultar no site, porque existem vários ingressos combinados, preços diferenciados pra grupos e eu comprei o meu pela internet, que foi um pouco mais caro.

Site: https://turismo.toledo.es/

Outro lugar que achei bem bonito foi o Monastério de San Juan de Los Reyes. É um dos exemplos mais valiosos em estilo gótico elisabetano e o edifício mais importante erguido pelos monarcas católicos. Ele mostra a glória dos reis que uniram os diferentes reinos cristãos e lutavam para conquistar a última praça muçulmana da Península Ibérica, o Reino de Granada. O edifício sofreu várias avarias com a guerra Espanhola, mas foi restaurado, para sorte dos que hoje o visitam.

Horário de funcionamento:

  • 1° de março a 15 de outubro, das 10:00 às 18:45h, de 16 de outubro a 28 de fevereiro das 10:00 às 17:45h Aberto de segunda a domingo.
  • 1° de janeiro e 25 de dezembro, fechado.
  • 24 e 31 de dezembro aberto das 10:00 às 13:00h

Ingresso: € 3,00 (bom conferir antes).

Site: http://www.sanjuandelosreyes.org/

A prefeitura de Toledo, conhecida como Ayuntamiento de Toledo, também é um belo edifício. Não está aberto a visitação, mas pode-se fotografar e admirar.

Screenshot_20200210-104600__01__01
Prefeitura/ Ayuntamiento de Toledo, Espanha.

O bom dessas cidades antigas é que caso você não queira pagar para entrar em algum ponto turístico, a própria cidade já é o ponto turístico e andando, você tem a oportunidade de ver coisas belíssimas, como no caso das Portas de Toledo, que são lindas e estão por toda parte, uma característica da maioria das cidades espanholas e algumas europeias.

Talvez a mais utilizada e conhecida seja a Puerta Nuova de Bisagra, que também é chamada de Porta de Alfonso VI( o Bravo, que foi rei de Leão, Castela e Toledo), local, por onde ele adentrou a cidade em 1085.

A porta é conjunto com a muralha um exemplo da arquitetura militar muçulmana. Era a principal porta de acesso à cidade durante a ocupação árabe.

A Puerta del Sol, em estilo mudéjar, foi construída para permitir o acesso à cidade fortificada.  É uma porta comemorativa, influenciada pelos muçulmanos. O arco de acesso é em ferradura, seguido por um arco pontiagudo. É construído em pedra e alvenaria.

Dica: Pra quem chega de trem pode começar o passeio cruzando a Ponte de Alcântara e a porta de mesmo nome.

De origem árabe, data do século X, embora tenham sido feitas importantes modificações durante a era cristã. Teve grande relevância na defesa da cidade durante a Idade Média, por ser o local por onde as pessoas e mercadorias entravam. O portão é típico da engenharia militar hispânico-muçulmana.

Outras igrejas em Toledo, que vale a pena conhecer:
  • Iglesia de los Jesuitas.
  • Iglesia de Santo Tomé
  • Iglesia del Salvador.
  • Iglesia de Santiago del Arrabal.
  • Iglesia de San Román.
  • Monasterio De Santa Clara de Toledo.

No mais, é bater perna o máximo que puder e curtir as ruas, a comida, a música e o convívio com esse povo super hospitaleiro!

E não deixe de tirar sua foto com o Dom Quixote de Cervantes!

Screenshot_20200211-224239__01
Estátua de Dom Quixote em Toledo, Espanha.

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para Toledo!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

Texto: Lila Amaral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.