Curiosidades

Agatha Christie uma paixão

Minha paixão por Agatha Christie começou ainda na adolescência.

Screenshot_20200219-204343__01__01
Agatha Christie, escritora britânica.

Meu pai e minha avó materna, me inspiraram muito, no hábito da leitura e desde cedo comecei a ler, principalmente livros que eram obrigatórios na escola, mas que se restringiam à literatura brasileira.

Nada contra, porque temos muitos autores maravilhosos e leio vários.

Mas, sempre tive vontade de ler autores estrangeiros e como sempre tive um gosto por mistério, suspense e histórias policiais, encontrei nos livros dela tudo que eu queria ler.

Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890, na costa de Devon, na cidade de Torquay, Inglaterra.

Era a terceira filha de um rico americano, que morreu, quando ela ainda tinha 10 anos.

A vida de Agatha, nem sempre foi um mar de rosas.

Ainda adolescente, mudou-se com a família para a França e depois de se decepcionar com seus dotes para a música, começou a dar seus primeiros passos na direção da literatura.

O curioso é que essa escritora brilhante, jamais frequentou a escola, sendo educada em casa, hábito nas famílias burguesas.

Em 1914 ela se casa com seu primeiro marido, de quem herdou o sobrenome Christie e por questões comercias, manteve até sua morte.

Seu primeiro marido a abandonou, sua mãe faleceu e durante 3 anos ela ficou desaparecida, com uma crise depressiva, que lhe gerou uma amnésia emocional.

Para vencer os problemas emocionais, ela fez uma viagem para Bagdá e essa viagem foi um divisor de águas, pois foi nela que ela conheceu seu segundo marido e de onde veio a inspiração para escrever Assassinato no Expresso do Oriente, um de seus inúmeros sucessos.

Seus livros venderam centenas de milhões de cópias em inglês e mais algumas centenas de milhões em línguas estrangeiras, totalizando mais de 4 bilhões de exemplares. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, sendo somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare.

Ela está no Guinness Book of World Records, como a autora mais vendida no mundo: seus livros já venderam mais de 4 bilhões de cópias em 103 idiomas e os royalties gerados pelas obras são de US$ 4 milhões por ano.

A autora também ocupa um lugar no Guinnes, pela peça teatral de maior duração do mundo: The Mousetrap ( A Ratoeira), que estreou em 25 de novembro de 1952, em Londres, em 1974 mudou de teatro e continua lá até hoje.

Christie é a autora de 80 romances policiais e compilações de 9 pequenas histórias, 19 peças e seis romances escritos sob o codinome de Mary Westmacott.

Seu sucesso foi tão estrondoso, que a rainha da Inglaterra lhe encomendou uma peça de teatro, o que aumentou ainda mais seu sucesso.

Agatha atuou como: romancista, contista, dramaturga e poetisa, mas, destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, o apelido de Rainha/ Dama do Crime” (“Queen/Lady of Crime” ), no original em inglês.

Em 1971, foi condecorada pela rainha Elizabeth II, com o título de Dame (Dama) do Império Britânico, uma honraria equivalente ao sir.

Dentre seus personagens detetivescos, temos a simpática velhinha Miss Marple e o astuto belga Hercule Poirot, que antes da escritora morrer em 1976, decidiu matá-lo no Natal de 1975, com a obra, Courtains ( Cai o Pano).

Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.

Screenshot_20200219-205545__01
Agatha foi casada com um arqueólogo.

Aguardem resenhas dos livros que já li e amei!

Texto: Lila Amaral.

6 comentários em “Agatha Christie uma paixão”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.