Curiosidades

Carnaval no mundo

Segundo historiadores, o Carnaval já existe há 3 mil anos, e é a tradição cultural mais popular do mundo.

Screenshot_20200219-185516__01

O Brasil só entrou nesse cenário, quando foi descoberto pelos portugueses, em 1500.

Durante o período colonial. A festa era uma bagunça, envolvendo guerras de comida, e segregação dos escravos e famílias ricas.

Na metade do século XIX, por pressão dos intelectuais, decidiram romper com a tradição colonial e começaram as primeiras manifestações do Carnaval atual, baseadas nas festas europeias.

Na gestão do presidente Getúlio Vargas as festividades, foram oficializadas, com investimento em desfiles e popularização da maior festa do país.

Etimologicamente falando, a expressão Carnaval, tem duas versões, que sugerem seu significado:

Do latim: carne vale, que significa, adeus à carne, já que antecede o período da Quaresma, onde o consumo de carne é proíbido.

Do italiano: carne levare, que significa, remover a carne, por ser também proíbido seu consumo durante a Quaresma.

Bom, primeiro vamos entender o que é a Quaresma e entender porque o consumo da carne é “proíbido”.

Quaresma é a designação que se dá, ao período de quarenta dias, subsequentes à quarta-feira de Cinzas e que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, que é a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo, depois da sexta-feira santa.  Normalmente, os católicos mais fervorosos e outras comunidades cristãs, se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto, em jejum absoluto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março. Todas as datas eclesiásticas são calculadas em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o Domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia, que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a Sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a Terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Desde o antigo Egito, festas em homenagem a Isis eram realizadas, assim como na antiga Grécia, haviam os famosos bacanais e na antiga Roma a saturnália, onde havia fartura de bebida e comida, músicas estridentes e as pessoas se disfarçavam, usando roupas exóticas e máscaras.

Algumas das tradições mais conhecidas, incluindo desfiles e máscaras, foram registradas pela primeira vez na Itália medieval, no carnaval de Veneza.

Da Itália, as tradições do Carnaval se espalharam para Espanha, Portugal e França, e da França para a América do Norte.

Da Espanha e Portugal, se espalhou com a colonização para o Caribe e a América Latina. 

O Carnaval do Brasil é a maior festa popular do país. Também é o Carnaval mais famoso do mundo, chegando a atrair milhares de turistas de vários países, que se concentram nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco, onde estão as maiores festividades, apesar de cada uma ter suas particularidades.

No Rio de Janeiro e São Paulo, apesar de algumas manifestações de rua, o forte mesmo é o desfile das escolas de samba.

Screenshot_20200219-183549__01

Já em Pernambuco, apesar das manifestações serem prioritariamente nas ruas, prevalece a dança do frevo, os famosos bonecos de Olinda e o Galo da madrugada, cultura da região.

Na Bahia, especificamente em Salvador, o carnaval acontece nas ruas, onde, blocos acompanhados com trios elétricos, arrastam multidões através das ruas da cidade.

O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta.

Londres – Reino Unido

Em Londres, temos o The Notting Hill Carnival, que acontece no famoso bairro de Notting Hill. O Carnaval na Inglaterra não acontece em fevereiro, os ingleses esperam o verão e lá pelo mês de agosto a festa começa. As ruas ficam cheias de trio elétricos, palcos improvisados e uma multidão de pessoas vindas de diversos países.

O carnaval na cidade começou como forma de manifestação, por conta da discriminação que os imigrantes de Trinidad e Tobago sofriam por lá. Era uma manifestação pacífica e alegre que com o passar dos anos cresceu e foi ganhando força, e isso tudo inspirado no famoso Carnaval do Rio de Janeiro.

Nice – França

O carnaval de Nice, chamado de Mardi Gras é o dia em que os franceses comem de tudo antes da quaresma. Mas não é só de comida que o Carnaval de Nice é feito, também acontece um desfile de carros alegóricos com bonecos gigantescos de papel machê que toma conta de toda a orla da cidade.

Além disso, tem a famosa Batalha das Flores, onde personagens em carros floridos jogam flores ao público, e festas de rua super animadas.

Barcelona – Espanha

Os espanhóis também sabem como fazer uma festa, e não é por menos que Barcelona possui um dos Carnavais mais populares do mundo, e que, por sinal, se assemelha muito ao nosso.

O Rei Carnestoltes, personagem fictício e personificação do espírito carnavalesco, é o centro da festa em Barcelona, e é quem abre as festividades. Esse personagem fictício chega dando permissão pra todos se divertirem “sem limites”, e é assim que o Carnaval acontece até terça-feira à noite. E exatamente à meia noite tudo acaba e começa a Quaresma; mas, até lá, tudo rola com grandes desfiles, bailes de máscara, festas de bairro, concursos de comida, muita Botifarrada (churrasco de salsicha ) em La Rambla, e até escolha da Rainha do Carnaval.

Veneza – Itália

O carnaval de Veneza é conhecido por todo o mundo, os eventos como o “vôo do anjo” na Piazza San Marco atraem turistas todos os anos. A cidade ganha um aspecto de baile de máscaras a céu aberto.

Festas são celebradas no interior de palácios antigos, onde acontecem a bailes de máscaras.

O ambiente mítico já gerou polêmicas, pois muitos usavam as máscaras para cometer assassinatos e adultérios. O acessório chegou inclusive a ser proibido, no começo do século XVII. Hoje as festividades ocorrem nas ruas e recebem milhões de turistas todos os anos.

Colônia – Alemanha

Desfiles de carros alegóricos e muita gente fantasiada marcam o carnaval de Colônia, na Alemanha. E não pense que o frio atrapalha a festa dos alemães!

Com muita cerveja e alegria, o carnaval de Colônia, com certeza, é o mais animado da Alemanha. As comemorações ocorrem nos mesmos dias que as do Brasil e todos os moradores e visitantes da cidade entram mesmo no clima!

Ptuj – Eslovênia

O Carnaval esloveno é um dos mais diversificados que existem. A celebração mistura a cultura ocidental com o paganismo eslavo, e o personagem principal da festa é o Kurent, uma fantasia com uma máscara monstruosa. Na Quarta-Feira de Cinzas ocorre o enterro do ‘pust’, boneco que simboliza todos os males.

Nova Orleans – Estados Unidos

O Carnaval mais tradicional dos Estados Unidos acontece em Nova Orleans, e é conhecido como Mardi Gras. A tradição foi trazida pelos franceses, e a festa de rua possui carros alegóricos, pessoas fantasiadas e os famosos colares de contas. O nome significa “terça-feira gorda”, que é o último dia antes da Quaresma, no qual são permitidos exageros e folia. Os colares são um símbolo da festa, e é comum que as mulheres mostrem os seios para conseguir um.

E você, já botou seu bloco na rua?

Bom Carnaval pra todos!

 

Texto: Lila Amaral.

 

8 comentários em “Carnaval no mundo”

    1. Eu sou da terra do Carnaval… já brinquei muito, mas hoje quero distância. As músicas são horríveis, as danças são totalmente sem noção. Pra mim, perdeu a graça, uma festa que era tão bacana. Hj virou puro comércio. Paga-se um absurdo pra sair num bloco ou entrar num camarote. Pra mim é uma festa que perdeu o sentido de diversão.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.