Dicas

About time – Dica de filme

Esse filme me fez pensar, sobre tempo, sobre oportunidades que passam pela nossa vida, decisões tomadas, não tomadas, receios, medos, falta de iniciativa e muitas outras coisas, que as vezes não podemos mudar, porque não dependem de nós.

Screenshot_20200225-141804__01
Cartaz oficial do filme. Fonte: Universal Pictures.

About Time, é um tanto atípico, uma vez que, por sua premissa, o aspecto da ficção científica da viagem no tempo faz ostensivamente a pergunta o que você faria se hoje fosse seu último dia?

Paradoxos científicos, teológicos e temporais são cuidadosamente encobertos para serem substituídos pela simples verdade de que o melhor momento é o presente, e o diretor demonstra isso com o humor e o charme típicos de todos os seus filmes.

O personagem, Tim, mudou sua vida drasticamente quando descobriu seu poder de viajar no tempo. Seu objetivo é encontrar o amor e, depois de algumas tentativas, descobre que, quando você não está olhando, o amor chega até você.

Depois de receber conselhos de seu pai de que ele precisa se alegrar e que, ele não pode voltar e matar Hitler ou transar com Helena de Tróia, Tim promete usar seu poder por amor e se muda para Londres para encontrar isto. Imediatamente após conhecer a bela Mary, ele se apaixona loucamente e, depois de quase perder o encontro mudando o passado, usa seu poder para reuní-los e construir seu relacionamento. Enquanto isso, Tim precisa lidar com a propensão de sua irmã Kitkat, por namorar homens terríveis e sua incapacidade de alterar o diagnóstico terminal de seu pai.

Não posso considerar o filme como excelente, mas indico, porque, nos faz refletir.

Apesar do enredo de viagem no tempo ser meio surreal, a mensagem diz respeito a apreciar a vida como se fosse seu último dia, além de  ser divertido e nos fazer rir em vários momentos.

Como o título sugere, a história é sobre o tempo como um bem precioso, que muitas vezes aproveitamos mal.

About Time não é realmente sobre o romance entre Tim e Mary, que é praticamente tratado nos primeiros 45 minutos do filme, mas o relacionamento de Tim com seu pai, James, um ex-professor da Universidade que se aposentou cedo para aproveitar seu estilo de vida idílico em uma costa da Cornualha/ área rural da Inglaterra.

A premissa do filme permite a Tim o luxo de um ensaio geral, antes da finalidade de viver sua vida. É uma história de amor, uma história sobre família e no fundo, é o relacionamento especial entre pai e filho.

Screenshot_20200225-141622__01__01
Domhnall Gleeson (Tim) e Bill Nighy ( Pai). Fonte: Universal Pictures.

O fato de o protagonista Tim, assim como os outros membros masculinos de sua família, serem capazes de viajar ao passado da própria história e depois retornar, não ganha destaque em si. Porém, serve como alegoria sobre a possibilidade de, sob a ideia de voltar no tempo, aprenderem com erros e enganos e refazerem não somente a vida, mas também a própria visão sobre ela e nós mesmos. E, da mesma forma como acontece na vida real, nem tudo pode ser refeito ou desfeito, e escolhas duras às vezes precisam ser realizadas, às vezes com consequências ruins, para que a vida possa seguir seu curso na direção da felicidade.

Vale a pena assistir.

Bom filme!

Ficha técnica:
Diretor: Richard Curtis, teve uma longa carreira como escritor e é responsável pelos roteiros de dois sucessos de público: Four Weddings and a Funeral (Quatro Funerais e um casamento) e Notting Hill (Com Julia Roberts e Hugh Grants).
Elenco: Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Margot Robbie, Bill Nighy, Lydia Wilson, Lindsay DuncanRichard CorderyTom Hollander, Tom Hughes.
Roteiro: Richard Curtis
Duração: 2:03
Lançamento: 2013
Gênero: Comédia romântica
Texto: Lila Amaral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.