Uncategorized

Salzburgo – dica de viagem

Conheci Salzburg, a cidade natal do famoso compositor clássico, Mozart, em 2019, num tour pela Europa.

Salzburgo é uma cidade austríaca na fronteira com a Alemanha e com vista para os Alpes. A cidade é dividida pelo rio Salzach e, na margem esquerda, tem construções medievais e barrocas na Altstadt (Cidade Antiga) e a Neustadt (Cidade Nova), na margem direita, tem uma versão mais moderna. Mas, sua parte histórica permanece muito semelhante à cidade que Mozart viveu há 250 anos.

Cheguei na cidade, vindo de Viena. Peguei um trem na Wien Hauptbahnhof, estação central de trem de Viena, pela OBB trens e em duas horas e meia estava na estação central de Salzburgo (Salzburg Hbf).

1583585622046
Salzburg Hbf, rail station, Áustria.

Apesar do idioma oficial das duas cidades ser o alemão, todo mundo fala inglês e as cidades são muito bem sinalizadas.

Salzburgo é uma cidade pequena, mas tem muitas opções turísticas e uma cultura totalmente diferente, que vale a pena conhecer.

Apesar de sua história ter começado desde a idade da pedra, foi somente na idade média, mais especificamente na época barroca, que ela realmente prosperou, quando o comércio de sal, transformou a cidade no que ela é hoje. Inclusive, o nome Salzburg vem de “Castelo de Sal” e visitar a antiga mina de sal, na verdade em Berchtesgaden, a 30km de Salzburgo, pode ser um bom passeio, para quem tiver interesse.

Para chegar na entrada da mina é preciso subir até o alto de uma montanha. A maneira mais simples é com o funicular, que sobe 855 metros, em apenas 3 minutos, mas os mais preparados podem ir caminhando. As vistas são de tirar o fôlego.

Horário e preço: consultar aqui.

A visita é obrigatoriamente guiada.

Voltando pra Salzburgo, existem muitos lugares lindos, que se pode e deve fazer caminhando, não só porque tudo é perto, mas porque tudo é lindo!

Comecei cruzando as pontes da cidade, porque amo pontes e a mais famosa da cidade é a  Makartsteg, cheia de cadeados, onde os apaixonados fazem suas juras de amor e esquecem de preservar a estrutura, porque eles pensam e acabam arrebentando o gradil.

A vista ao redor é linda, principalmente se você for no outono. Além das cores da vegetação, tem o rio Salzach, com as montanhas e casas ao redor. É lindo!

Aproveitei que atravessei a ponte e fui em direção ao um dos principais cartões-postais de Salzburgo, o Palácio e Jardins de Mirabell.

Construído em 1606, o Palácio hoje, abriga os escritórios do prefeito e da Câmara Municipal, além de ser o lugar mais procurado, para casamentos, na cidade, no famoso Salão de Mármore. O palácio com seus jardins faz parte do Centro Histórico da Cidade e é Patrimônio da UNESCO. Mas, ficou eternizado, depois de ser cenário do filme a Noviça Rebelde, com Julie Andrews.

Depois desse lugar deslumbrante, finalmente fui conhecer o centro histórico, que sempre reserva muitas surpresas, como a Mozarplatz (Praça em homenagem a Mozart) e a rua Getreidegasse, cheia de lojas de grife, principalmente relógios e a Kapitelplatz, onde fica a bola dourada e um gigante tabuleiro de xadrez, no chão, onde as pessoas podem jogar.

Um dos lugares que mais gostei em Salzburgo, foi o mirante Kapuzinerberg, que é o local de um claustro, construído em 1599, no local de uma fortaleza medieval. Os primeiros assentamentos no local, datam do período neolítico, 1100 a.C.

No caminho para o mosteiro estão: 13 oratórios com o caminho da cruz e um memorial para Wolfgang Amadeus Mozart. Do topo, pode-se ver toda a cidade de Salzburgo.

A casa de Mozart, Mozarts Geburtshaus, onde ele viveu até sua adolescência é parada obrigatória, pois é a oportunidade de conhecer a história do compositor e ter contato com sua obra e vários objetos pessoais. A casa abre às 09:00h e é um dos lugares mais visitados de Salzburgo, então é bom comprar a entrada com antecedência.

A Catedral de Salzburg ou Dom, onde Mozart foi batizado, foi totalmente reformada no século XVII em estilo barroco, mas sua origem data do século VII, quando a primeira igreja foi erguida sobre os restos de um antigo assentamento romano. A catedral teve que ser reconstruída 3 vezes, por conta de incêndios e da 2ª guerra. Seu interior é belíssimo

Pra finalizar o tour por essa cidade tão especial, a visita ao Castelo Hohensalzburg é quase obrigatória.

O castelo é um monumento de mais de 900 anos e é uma das maiores fortalezas existentes desde o século XI na Europa, com 250 metros de comprimento e 150 de largura, é o principal cartão-postal de Salzburgo. Conhecido também como o Castelo de Salzburgo, ele pode ser visto facilmente de qualquer ponto da cidade. 

O acesso pode ser à pé, que é bem puxado, mas é legal, porque dá pra ir conhecendo muitas coisas pelo caminho, ou subir de funicular (FestungsBahn), que é bem mais fácil. De qualquer forma, a beleza da vista, de toda a cidade está garantida.

Eu subi de funicular e desci a pé. É show!

Pra fechar com chave de ouro, não deixe de comer os famosos chocolates com recheio de pistache. São um pouco caros, mas são deliciosos e vem com o rosto do nascido mais ilustre da cidade: Mozart.

Screenshot_20200308-012200__01

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para Salzburgo!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

 🟥 INGRESSOS

Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

 

Texto: Lila Amaral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.