Curiosidades

Importância da água pro nosso corpo

A importância da água para o organismo humano é muito maior do que podemos imaginar.

IMG-20191219-WA0000__01
Dicas para o consumo de água.

Quase 70% do peso de um adulto é composto de água. Nas crianças, o número é ainda maior: 80%. E mesmo sendo o principal componente das nossas células.

Falo isso por ter desacreditado, particular desse fato, durante um bom tempo.

Eu sou uma pessoa que não transpira e sente pouca sede, mas, depois de alguns percalços, percebi que muitos problemas começaram pelo fato de ingerir pouca água.

Nosso corpo muda com os anos e o impacto da falta de água, vai se acumulando e gerando problemas que antes não existiam.

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos e está presente nas reações químicas, respiração, circulação sanguínea, funcionamento dos rins, digestão, sistemas de defesa (nosso sistema imunológico), pele, cabelos, unhas, enfim, tudo.

Também existem nutrientes  que necessitam de água para que possam ser carregados e distribuídos pelo corpo.

Além de levar substâncias para as células, a água também ajuda a transportar as substâncias ruins para que elas possam ser eliminadas. A urina é um bom exemplo desse papel desempenhado pela água, pois é por meio dela que se elimina grande quantidade de substâncias tóxicas e em excesso no organismo.

Ao longo do dia perdemos líquidos corporais através da transpiração, suor, saliva, urina e fezes. Em pessoas que permanecem expostas a altas temperaturas ou praticam atividade física, a perda é ainda maior. No meu caso, não transpiro, não malho, mas faço muito xixi, então estou sempre precisando de água, mesmo sem sentir sede.

Outra função importante e bastante conhecida da água é a regulação da temperatura por meio do suor, uma substância produzida pelas glândulas sudoríparas. O suor é lançado na pele quando nossa temperatura começa a aumentar. Ao evaporar, ele faz com que o corpo perca calor, garantindo a manutenção da temperatura adequada evitando que o corpo entre em colapso.

A quantidade de água no organismo humano varia de acordo com a idade, sexo e quantidade de tecido adiposo(gordura), que a pessoa possui. Eu sou relativamente magra.

O fornecimento  pode ocorrer através da ingestão de líquidos, consumo de alimentos que possuem grandes quantidades de água (vegetais e frutas), mas a água pura é indispensável.

Recomenda-se, em média, a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia. Isso pra mim, significava um desafio e até um certo desconforto, porque não sinto sede com frequência. Mas aderi o consumo de água, para melhorar o funcionamento do meu organismo.

Em situações especiais, como calor excessivo e exercício físico intenso, esse consumo deve ser maior.

Apenas pessoas com alguns problemas de saúde específicos como insuficiência cardíaca, hepática ou renal, podem ter restrições hídricas e devem seguir as recomendações dadas por médicos e nutricionistas.

Apesar de não ter nenhum desses problemas de saúde, por causa da falta de água, eu que tinha a pressão sanguínea em torno de 11/6, passei a ter a pressão aumentada para 14/8, que já não é um número tão saudável.

Uma dica importante para controlar e estimular o consumo diário de água é a utilização de garrafinhas com água, durante o dia e para os que se esquecem de ingerir água, atualmente existem aplicativos para celulares que possuem a função de lembrá-lo.

Um adulto saudável tem que tomar cerca de 35 ml de água por cada quilo do seu peso. Calcule seu peso X 35. O resultado são de quantos ml de água você precisa por dia. Além de ser muito importante para manutenção de funcionamento dos rins a água possui inúmeros benefícios a saúde.

  • Regula a temperatura do seu corpo;
  • Compõe 83% do seu sangue;
  • Elimina resíduos;
  • Acomoda as suas articulações;
  • Hidrata oxigênio para respirar;
  • Ajuda a converter a comida em energia;
  • Protege e acomoda os seus órgãos vitais;
  • Ajuda o seu corpo a absorver os nutrientes;
  • Compõe até 75% dos seus músculos;
  • Ajuda a transportar nutrientes e oxigênio para as suas células;
  • Poderosa arma contra a celulite;
  • Disfarça as rugas;
  • Fonte rica de beleza;
  • Unhas e cabelos hidratados;
  • Livre-se dos inchaços;
  • Equilíbrio corporal;
  • Rejuvenesce;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Essencial para manter a boa aparência.

Não espere ter sede para hidratar-se. Quando você sente sede é porque já está desidratado.

Fonte: Serviço de Nutrição e Dietética.

3 comentários em “Importância da água pro nosso corpo”

  1. Água faz bem, já havia lido algo assim, mas sempre vou em busca de refrigerantes e sucos a ela, mas lendo teu post já tratei de tomar um copo dela, mas o negócio é policiar o corpo, e beber somente água.
    Tenho uma prima que só vai de água e aboliu o refrigerante faz uns dez anos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.