Curiosidades, Vida real

Animais exóticos

Muitas pessoas questionam sobre o que são animais exóticos. Por definição, animal exótico é todo aquele que não ocorre naturalmente numa determinada região geográfica e que foi trazido acidental ou intencionalmente pelo homem.

Os animais exóticos necessitam de uma alimentação adaptada à sua espécie, de um acompanhamento veterinário especializado, que lhes seja oferecido um ambiente para viver com as condições semelhantes ao seu habitat natural para que possam concretizar os comportamentos típicos da espécie, ou seja, que o local onde habitam tenha condições ambientais favoráveis, proporcionando uma boa estimulação física e mental.

Muito se sabe sobre o tráfico de animais exóticos, mas isso é considerado crime, então se souber: DENUNCIE.

Alguns animais exóticos que podem ser identificados.

Screenshot_20200519-143112__01
Panda, originário da China.

PANDA – O panda-gigante é um mamífero de cor preto e branco que come bambu (folhas). A pelagem é grossa e lanosa para suportar as baixas temperaturas no ambiente em que vive. As manchas oculares, membros, orelhas e uma faixa que atravessa os ombros são negras. As restantes partes do corpo são brancas, mas podem-se tornar “encardido” com a idade. O panda é originário da China, mas, muitos países, mantêm esse animal em zoológicos, sem condições ambientais favoráveis, tornando-os muitas vezes, estéreis, pelas condições de estresse e confinamento.

Screenshot_20200519-144919__01__01
Cacatua, originário da Austrália.

CACATUA é uma ave australiana que se adapta em outras regiões. Elas podem ter até 2kg e 80 cm. Ela vive em torno de 65 anos, um pouco menos do que os famosos papagaios, que vivem 80 anos. Esse é um animal que exige muita atenção. Eles gostam de brincar e de contato quase em tempo integral. Se comprada em lojas regularizadas pelos órgãos competentes, pode ser um animal de estimação, desde que o ambiente, seja condizem com as normas, para sua sobrevivência, sem riscos de extinção. Existem pelo menos 20 espécies diferentes de cacatua.

Screenshot_20200519-145906__01__01__01
Tartaruga terrestre.

TARTARUGA TERRESTRE – Alguns simplesmente decidem, quando encontram um animal, levá-los para casa para tê-lo como pet. Isso pode ser considerado um crime, como é o caso das tartarugas terrestres.

1589897077288
Tigre de Bengala, Tigre Branco e Leão, originários da Índia, Sibéria e África.

TIGRES E LEÕES – A posse de alguns animais  não é apenas ilegal, mas também muito perigosa para a saúde e vida humana quando são tratados como bichinhos de estimação. Existem muitos casos de pessoas que tinham animais exóticos em casa e terminaram de maneira trágica, dada a natureza selvagem dos animais. Isso, sem falar no risco de extinção dos mesmos.

Screenshot_20200519-161444__01
Coruja Diabo. Originária do México e Antilhas e regiões do Paraguai, Brasil e Argentina.

CORUJA – Esta ave grande, pode ser criada em casa, mas precisa de alguns cuidados especiais, exigidos pelo Ibama. Por ser um animal noturno, ela vai passar a maior parte do dia dormindo, e vai ser ativa durante a noite. Além disso, elas precisam ser alimentadas com animais vivos, como pequenos roedores e insetos. É ideal que o dono possua um espaço grande para que ela voe e se exercite o que é uma restrição para muitas pessoas. Quem mora num apartamento, não preenche os requisitos para criar esse animal. Seu nome é referente a sua cor escura e olhos amarelos brilhantes.

Screenshot_20200519-140211__01__01
Feneco, originário do deserto do Saara.

FENECO – Uma espécie de raposa do deserto, é considerado um dos animais mais raros e bonitos  do planeta. São mamíferos que vivem no deserto do Saara, perfeitamente adaptados ao clima, pois suas enormes orelhas, funcionam como ventilação. Medindo em média 25cm de altura, não estão em risco de extinção, mas ao saírem de seu habitat natural, podem não sobreviver.

Screenshot_20200519-135747__01
Vaca peluda, originária da Escócia.

VACA PELUDA DA ESCÓCIA – Essa é uma das espécies mais antigas de vacas em todo o mundo. São as únicas no mundo a ter duas camadas de pelos, que chegam a ter até 30cm, para suportar o rigoroso inverno escocês. Obviamente, ela não sobreviveria em climas quentes.

Leia também:

Referências:

  • “Animais exóticos que provavelmente se desconhecia” – NATIONAL GEOGRAPHIC.

Texto: Lila Amaral.

 

2 comentários em “Animais exóticos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.