Turismo, Viagens

Maceió – dica de viagem – Brasil

Eu amo o Brasil, mas reconheço que viajar no país é um pouco salgado, mas, com planejamento, tudo pode ser muito legal!

Uma das orlas mais bonitas do Nordeste brasileiro é a de Maceió.

Em conheci 7 estados do Nordeste brasileiro e devo admitir que é difícil escolher quais praias são as mais bonitas, mas, certamente, o litoral alagoano não deixa a desejar, no quesito beleza.

FB_IMG_1590500949568
Orla de Pajuçara – Maceió, Alagoas.
Screenshot_20200529-130846__01__01
Orla de Pajuçara – Maceió, Alagoas.

Mas, a maioria dos viajantes, se contentam com as praias urbanas, deixando de conhecer muitas praias lindíssimas, tanto ao norte, quanto ao Sul. Se não estiver de carro, não se preocupe, porque existem muitos passeios, feitos diariamente, para vários lugares. É só se informar no seu hotel ou agências de viagem.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Da comida nativa, com muito peixe, produtos típicos nordestinos, como: rapadura, farinha, mandioca e frutas exóticas, à outros tipos de culinária, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Uma sugestão é o restaurante bem tradicional, Bodega do Sertão, com uma variadíssima mesa de almoço e café, de comer rezando.

A melhor época do ano, certamente é a que tem sol, mas, necessariamente não precisa ser o auge do verão, que é muito cheio e muito quente. Os meses de primavera, são mais em conta e a temperatura mais amena e agradável. Setembro e Outubro são meses excelentes pra viajar.

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador).

Particularmente, escolhi ir de avião, porque o voo é rápido, saindo da minha cidade, Salvador e de carro são mais de 8 horas.

FB_IMG_1590751970641__01
Voo de Salvador pra Maceió, Alagoas.

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

Eu me hospedei no Maceió Atlantic Suítes, na praia de Jatiúca, vizinha a Pajuçara. Uma delícia de hotel e com um preço bem razoável. Tem restaurante, piscina, sauna, SPA e suítes bem confortáveis.

Depois de Pajuçara, tem um dos bairros mais interessantes de Maceió, Ponta Verde, que é mais residencial, menos turístico, mas muito agradável, pra caminhadas na praia, passeios no calçadão e pedalar de bike, nas ciclovias à beira mar.

Eu fui nas praias do centro, mas explorei bastante o litoral norte e sul. Recomendo o Resort Hibiscus, em Ipioca. Um lugar maravilhoso, com redes, cabanas para massagem, espreguiçadeiras à beira mar, passeios de caiaque, música, apresentações típicas e um atendimento incrível.

Uma das melhores e mais bonitas praias de Maceió é a praia do Gunga. São trechos lindos de falésias coloridas, além de ser menos cheia que as demais, possibilitando caminhadas e passeios de bugre. Além do mar lindo, muito azul, uma parte com ondas e outra muito calma, com piscinas naturais, uma lagoa deliciosa e muitos coqueirais, dá pra passear de jet ski e fazer mergulho. É um paraíso.

Depois de passar um dia inteiro, curtindo a praia do Gunga, comprei na agência de viagens do hotel, dois passeios imperdíveis: um para o Cânions do Rio São Francisco e o segundo para Maragogi.

Os cânions ficam dentro do estado de Alagoas, apesar de muita gente achar que é em Sergipe.

O Passeio de barco pelos cânions, são de três horas na parte represada do Rio São Francisco, com parada de uma hora, para banho, num local chamado Paraíso do Talhado.

O verde das águas do Velho Chico contra com o tom alaranjado, quase vermelho dos paredões e o cinza da vegetação.

Ao longo do rio, há pequenas imagens de São Francisco, o santo que dá  nome ao rio, colocadas em fendas nos paredões de rocha.

Screenshot_20200529-175538__01
Imagens de São Francisco nas rochas do cânion do São Francisco.

No ponto onde pode tomar banho, cada empresa que faz o passeio tem um lugar reservado. A parada é de 1h. O passeio de canoa até a Gruta do Talhado é cobrado a parte e custa R$ 10 por pessoa. 

O barqueiro nos explica que a Gruta tem esse nome porque parece ter sido talhada à mão. A água ali parece ainda mais verde e ao mesmo tempo, cristalina. 

O passeio é rapidinho, mas vale a pena. Logo estava de volta para o merecido banho no rio São Francisco. 

Outro passeio imperdível, foi para Maragogi. A 130 Km de Maceió, cerca de 2 horas de viagem, está um dos lugares mais visitados e lindos de Alagoas.

Tem passeio de barco, jet ski, mergulho, uma água cristalina e morna pra tomar um maravilhoso banho de mar e uma culinária deliciosa.

E aí, não é o máximo o litoral do Nordeste brasileiro?

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para Maceió!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

Texto: Lila Amaral.

 

 

5 comentários em “Maceió – dica de viagem – Brasil”

  1. Brasil é maravilhoso mesmo! Passei um Reveillon em Maceió e gostei muito. Preferi as praias distantes, como a do Guga. Mas a orla do centro realmente é bonita. Meus lugares preferidos do nordeste são Pernambuco e Paraíba. Bahia conheço muito pouco, preciso ir com calma 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.