Turismo, Viagens

Algarve – dica de viagem – Portugal

Eu morei um ano em Portugal, especificamente em Lisboa.

Apesar de achar a cidade bonita, não posso negar minha paixão pelo Algarve, região no extremo sul de Portugal, conhecida pelas lindíssimas praias do Atlântico, repletas de cores, relevos, falésias e grutas, que nos fazem lembrar os filmes de piratas.

Screenshot_20200604-154609__01
Praia da Marinha, Lagoa, Algarve – Portugal. Fonte: acervo pessoal.

O Algarve é uma região, sub-região e uma província histórica de Portugal, sendo a mais meridional entre todas as regiões do país e tem a cidade de Faro como capital.

Você pode chegar de ônibus, como eu cheguei, pela Flixbus, que tem passagens super baratas, ou de avião, no aeroporto de Fato. Consulte os preços e horários nos links acima.

Além de Faro, têm também categoria de cidades e municípios: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo, Vila Real de Santo Antônio.

Constitui a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. O seu clima temperado, caracterizado por invernos amenos e curtos e verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul, suas paisagens naturais, o patrimônio histórico e etnográfico e a reconhecida e saudável gastronomia, são atributos que atraem milhões de turistas nacionais e internacionais todos os anos e que fazem do Algarve a região mais visitada e uma das mais desenvolvidas do país.

Como eu queria conhecer muitas cidades, decidi me fixar num lugar e fazer pequenas viagens, pra turistar.

Aluguei um kitinete em Portimão e de lá, tem ônibus diariamente para todas as cidades ao redor.

Portimão é uma cidade portuária, conhecida pelo centro histórico, a marina animada e a proximidade a várias praias. O Museu de Portimão fica numa fábrica de conservas restaurada do século XIX, com exposições sobre a história local. A igreja de Nossa Senhora da Conceição, de estilo gótico, possui azulejos portugueses lindíssimos. Ao sul, encontra-se a Praia da Rocha, com penhascos ocre e o forte medieval de Santa Catarina de Ribamar.

Centro histórico e orla de Portimão

Museu/fábrica de Portimão é constituído por património industrial e etnográfico, designadamente o de indústria conserveira, construção naval, pesca, estiva, litografia, fundição, latoaria, fumeiros, transportes, entre outros. Quanto aos testemunhos arqueológicos do Município, este agrega materiais provenientes de várias estações arqueológicas terrestres e sub-aquáticas.

Marina e clube naval de Portimão é onde atracam as embarcações de pesca, mas também as de turismo, que são muitas, principalmente no verão. Então programe a compra de ingressos, para não ficar de fora do barco. O lugar também tem cafés, lojas de souvenir e aluguel de equipamentos de mergulho.

Em Portimão, tem uma parada de ônibus, para todas as cidades vizinhas. As passagens podem ser compradas com antecedência ou na hora da viagem. Consulte as linhas, destinos, preços e horários aqui.

Screenshot_20200608-135234__01
Ônibus Vai Vem, que fazem os percursos em Portimão.

Meu primeiro destino foi Faro. Confesso que fiquei ligeiramente desapontada. Achei que seria uma cidade mais bonita, mas outras me encantaram mais. No entanto, tem muita coisa interessante pra conhecer, como a cidade velha, centro histórico, a Sé de Fato e a igreja Nossa Senhora do Carmo, famosa por suas caveiras. Sem dúvida uma dos lugares mais peculiares que já conheci, também conhecida como Capela dos Ossos, construída em 1916.

Meu segundo destino foi a Praia da Rocha, que fica com em Portimão. Esta praia tem uma grande extensão de areal, ao longo de 1,5 km de costa. A praia deve seu nome às rochas que se encontram entre o areal e o mar. É uma das mais famosas do Algarve. Todos os anos, durante o Verão, a praia enche de turistas vindos de todo o mundo e apesar da sua grande extensão, é raro não ficar lotada.

Junto à praia, existem vários restaurantes e bares que atraem grande número de turistas, tanto durante o dia como à noite, com festas, muita música e movimento.

Em toda a viagem para o Algarve, cada dia eu tinha uma surpresa melhor. Cada praia, gruta, falésia, que surgiam, conseguiam ser mais bonitas que as anteriores.

O Algarve tem muitas praias famosas, por sua beleza. São algumas delas:

Praia dos Carneiros

Praia do Carvalho

Praia do Carvoeiro

Screenshot_20200604-154812__01
Praia do Carvoeiro, Carvoeiro, Algarve, Portugal. Fonte: acervo pessoal.

Algar seco

Para conhecer todas as praias, comprei um passeio de barco, de 3 horas, com direito a visitar algumas grutas famosas, como a Gruta de Benagil, que parece uma catedral em pedra natural. Sua beleza é indescritível. Fica localizada em Lagoa, um dos municípios do Algarve.

Praia da Marinha

Outra cidade encantadora é Lagos, talvez a mais bonita do Algarve.

Conhecida pelas cidade velha amuralhada, pelos penhascos e pelas lindas praias, trechos da orla tem escadas em madeira que levam à enseada da Praia do Camilo.

Os penhascos da Ponta da Piedade, e a Praia Dona Ana, nas proximidades, oferecem vistas deslumbrantes do promontório e um farol. A Igreja de Santo Antônio, uma igreja ornamentada do século XVIII, situa-se do lado oposto ao Castelo dos Governadores, um castelo com uma fachada e torres barrocas.

Em Lagos há uma longa história de marinheiros e piratas, consequência da cumplicidade com o mar que ainda existe hoje nos coloridos barcos de pesca que trazem peixe ao mercado e na Marina onde iates de todo o mundo flutuam.

Foi em Lagos que o Infante D. Henrique montou as caravelas que chegaram à costa da África.

Desse período glorioso, estão alguns dos principais monumentos, como o Castelo dos Governadores, ou as muralhas da cidade e o Forte da Ponta da Bandeira que o defendiam dos invasores, em particular os corsários, e de quem hoje você pode desfrutar de uma bela vista da cidade e do mar. Em Lagos, sob as arcadas da Praça Infante D. Henrique, foi criado o primeiro mercado de escravos na Europa, o espaço agora foi transformado em um centro cultural com exposições e vendas de artesanato.

Andando pelas ruas do centro histórico, você descobrirá o encanto desta cidade centenária, observando a pedra trabalhada nas portas e janelas, o ferro forjado das varandas e os pátios que, no verão, garantem o frescor, mas o caminho mais procurado é o que leva às praias.

Praia do Camilo

Screenshot_20200604-153808__01
Praia do Camilo, Lagos, Algarve, Portugal. Fonte: acervo pessoal.

Ponta da Piedade

Praia Dona Ana

Castelo dos Governadores

Screenshot_20200608-170022__01
Castelo dos Governadores, Lagos, Algarve, Portugal. Fonte: acervo pessoal.

Obviamente, não se pode deixar de saborear a gastronomia local, com peixes e frutos do mar como principais ingredientes de várias especialidades, além das conhecidas sobremesas portuguesas.

Da longa Avenida dos Descobrimentos é possível observar o perfil da cidade e da Marina. A avenida leva ao mar e às praias que estão entre as mais bonitas do Algarve, muitas vezes premiadas por órgãos e revistas internacionais. Depois, há as praias de Canavial, Porto de Mós e Praia da Luz, com enseadas de difícil acesso, algumas das quais só podem ser alcançadas a partir do mar: pequenos paraísos esperando para serem descobertos.

Então, não deu vontade de conhecer Portugal?

Leia também:

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para o Algarve!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

🟥 INGRESSOS

Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

📌 CÂMBIO

Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pelo Transferwise.

Texto: Lila Amaral.

 

 

9 comentários em “Algarve – dica de viagem – Portugal”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.