Hoje é dia de?, Sentimentos, Vida real

Dia dos namorados

Hoje se comemora o dia dos namorados no Brasil.

1591957657313

Na maioria dos países essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro e é conhecida como Saint Valentine’s day (dia de São Valentim).

Há várias versões para o início dessa comemoração.

Alguns, acham os costumes relacionados com este dia, vêm de um antigo festival romano chamado Lupercalia, que se realizava todo dia 14 de fevereiro. A festa celebrava a fertilidade homenageando Juno (deusa da mulher e casamento, esposa de Júpiter ) e Pan (deus da natureza). Também marcava o início oficial da primavera.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar são Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Saint Valentine’s Day.

Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a). Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu US$ 5000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX, se espalhou por todo o mundo.

Mas, muitos atribuem a origem dessa comemoração a outros fatos.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum, em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

São Valentim é atualmente, o santo patrono do amor e ficou conhecido e famoso, por suas ações durante o reinado de Cláudio II, imperador do Império Romano, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes, porque não tinham mulheres para quem voltar

Valentim, continuou celebrando casamentos, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

No Brasil, a data foi criada por um publicitário, sendo comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de ser casamenteiro. A ideia, que veio do exterior foi apresentada a um grupo de comerciantes paulistas, iniciando em junho de 1949 uma campanha com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”.

A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim, que nos outros países, ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre o casal apaixonado.

O mais curioso é ver que essa data mesmo depois de tantos anos é comemorada com tanta intensidade.

O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais rentáveis para o comércio do país, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães.

Bom, seja em fevereiro ou junho, não importa o dia, não importa a data, pois creio que, para quem se ama, o dia dos namorados ou de São Valentim, são todos os dias.

Mas, como tradição é tradição, vale aquela surpresinha romântica hoje!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!❤️❤️❤️

Leia também:

Texto: Lila Amaral.

3 comentários em “Dia dos namorados”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.