Turismo, Viagens

João Pessoa – dica de viagem – Brasil

João Pessoa é uma cidade litorânea, próxima da foz do rio Paraíba e é um dos 9 estados da região Nordeste do meu querido Brasil.

Carinhosamente chamada de JAMPA é uma capital que vem crescendo muito, principalmente em relação ao turismo. O letreiro, como em toda cidade é parada obrigatória. Está localizado entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, na Av. Almirante Tamandaré.

Screenshot_20200718-142816__01
Letreiro Eu amo JAMPA (João Pessoa).

Com uma cidade velha, conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau, praias belíssimas, muitos bares e restaurantes típicos das delícias nordestinas e um povo extremamente hospitaleiro, a cidade guarda pequenos tesouros, que encantam turistas de todas as partes do mundo.

Venha conhecer João Pessoa e fazer um brinde a esse estado que tem as águas das praias mais bonitas do litoral nordestino. Com sua cor da pedra preciosa, turmalina, não fica devendo nada a muitas praias do mundo.

FB_IMG_1595074250694__01__01
João Pessoa, Paraíba – Brasil.

A capital da Paraíba guarda diversas atrações turísticas, naturais, culturais e históricas.

Uma das coisas interessantes é que, diferente das orlas de outras cidades litorâneas, João Pessoa tem uma legislação que, limita a altura dos edifícios, afinal a praia é direito e patrimônio de todos e deve ser apreciada por todos.

Screenshot_20200718-143112__01__01
Orla de João Pessoa, Paraíba. Fonte: Prefeitura de João Pessoa.

O sol nasce primeiro na capital da Paraíba, o primeiro ponto das Américas onde o dia amanhece.

Screenshot_20200718-143801__01
Primeiro ponto do Brasil, onde o dia nasce, João Pessoa. Fonte: Google.

João Pessoa é conhecida por sua ótima infraestrutura. O transporte pelas regiões vizinhas é fácil e permite um bate-volta sem transtornos, para diversos passeios.

Em função da legislação, os prédios localizados à beira-mar não passam de quatro andares, logo, as praias urbanas tem sol garantido, uma brisa maravilhosa e não tem problema com sombra, projetada dos prédios, nas areias das praias, (porque são baixos).

Desta forma, as praias, geralmente estão cheias, mas como tem uma grande quantidade de quiosques nos arredores, a comida e bebida estão garantidas.

Dentre as praias urbanas mais procuradas estão:

Praias de Cabo Branco e Tambaú

Embora os bairros sejam diferentes, as praias de Cabo Branco e Tambaú são a mesma, sem separação física.

FB_IMG_1595074357503__01__01__01
Praia de Tambaú, João Pessoa, Paraíba.

Nestas praias, as mais procuradas de João Pessoa, tem um belo calçadão para caminhadas, ciclovias, lanchonetes, bares, quiosques e restaurantes, para atender o público com qualidade.

Screenshot_20200718-142800__01__01
Orla de Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba.

Todos os dias, também, há passeios de barco de Tambaú a Picãozinho, onde fãs de mergulho podem desfrutar das belezas do mar.

Vários outros passeios turísticos também são facilmente acessíveis, partindo das praias de Tambaú e Cabo Branco, pra quem quiser dar uma variada. É só checar com as agências de viagem ou nos pontos turísticos da cidade.

Praia de Manaíra

Enquanto as praias de Tambaú e Cabo branco são uma linha contínua, a divisa é mais clara na praia de Manaíra, próxima ao famoso Tambaú Hotel.

Screenshot_20200719-123807__01__01
Vista aérea do Hotel Tambaú. Fonte: Google.

A estrutura é boa, com quiosques e barracas de praia e muitos coqueiros, e é mais tranquila  pra uma boa caminhada ou passeio de bike.

Durante a maré alta, as areias podem ser tomadas pelas águas do mar. Nesse período fica difícil transitar, mas se torna uma bela vista, com as ondas se chocando contra o calçadão.

Praia do Bessa

Por estar localizada próxima de uma área residencial, geralmente é mais frequentada pelo povo local da cidade. É uma das melhores praias urbanas. É na praia do Bessa, que fica localizado o Caribessa, uma referência às praias caribenhas. Esse local paradisíaco, fica em meio a 4 km de corais preservados.

É ótima para quem vai com crianças, porque, durante a maré baixa, formam-se piscinas naturais, onde o banho de mar é mais calmo.

As paisagens mais rústicas e bonitas, entretanto, encontram-se no litoral Sul, na direção de Pernambuco, onde as praias de águas claras e temperatura morna, são mais procuradas por turistas. As opções são:

Ponta do Seixas

A ponta do Seixas não é apenas o ponto mais a leste de João Pessoa, mas de todo o continente americano.

Um dos cartões-postais da cidade, o Farol do Cabo Branco sinaliza que João Pessoa é o ponto oriental extremo das Américas e em suas praias, o sol nasce primeiro.

É muito procurada para mergulho, pela facilidade de nadar entre os corais, numa água morna e translúcida, nas maiores piscinas naturais da Paraíba.

Passeios de barco oferecem bares e uma visão panorâmica admirável, onde se vê também o farol do Cabo Branco, sobre uma falésia.

Barra do Gramame

Litoral norte de João Pessoa é o ponto onde as águas do rio desaguam no mar, esta praia é dividida pelo Rio Gramame.

Por isso e por suas águas calmas, o local favorece o trabalho de pescadores, além de atrair praticantes de alguns esportes aquáticos, como kitesurf, caiaque e stand up padle.

Praia Bela

Uma das praias mais distantes, no litoral sul de João Pessoa, a Praia Bela também é ponto de encontro entre águas doce e salgada, sendo cortada pelo Rio Macatu.

Seja para conhecer a cidade próxima, de Pitimbu, ou para aproveitar a praia, vale a pena uma visita.

A infraestrutura conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato, além de algumas hospedarias, em Pitimbu, possibilitando tanto um bate-volta quanto uma estadia mais longa.

As atrações mais disputadas da praia são a descida na tirolesa e os passeios de quadriciclo pelas ecotrilhas. É super legal.

Praias no município de Conde

A Praia do Coqueirinho fica no município de Conde, que fica a 30km do centro de João Pessoa.

Screenshot_20200719-134310__01__01__01
Praia do Coqueirinho, Conde, Paraíba.

É um lugar que abriga algumas das melhores praias da Paraíba.

São praias desertas, banhadas por um mar clarinho e cercadas por vegetação nativa. Dentre outras, além de Coqueirinho, também procuradas e conhecidas, estão: Praia do Amor, Tabatinga, e Tambaba, famosa pelo naturismo.

Praia do Amor

Praia do Amor, está localizada no município do Conde, do litoral paraibano. É famosa por ter uma atração peculiar: a pedra furada, uma rocha, com formato semelhante ao de um coração, que, segundo a lenda, garante a felicidade do casal que passar por dentro dela. É uma praia com falésias e formações rochosas, mar limpo e com uma cor indescritível.

As paisagens são de tirar o fôlego, e se você gosta de lugares mais rústicos e naturais, esse pedaço do litoral paraibano vai te conquistar.

De carro, saindo de João Pessoa, são apenas 25 minutos, pela BR-230 e BR 101, num trajeto de menos de 30 km.

Tabatinga

Parada obrigatória antes de chegar à cobiçada praia de Tambaba, a praia de Tabatinga é especial por vários motivos. Além do cenário incrível, com enormes falésias, águas mornas e calmas protegidas por recifes e areias finas, ainda oferece como bônus os ‘maceiós’, lagoas formadas pela água do mar. A dica é levar lanchinho, pois, há apenas um bar na praia e algumas pousadas.

Screenshot_20200719-124714__01
Praia de Tabatinga, Conde, Paraíba.

Tambaba

Tambaba é conhecida principalmente pela área naturista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. A praia é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas e do outro, os que não tiram a roupa.

Eu fiquei do lado dos que não tiram a roupa, porque não consigo ser liberal a esse ponto, mas, pra quem curte, vai lá, que é sensacional.

No lado naturista, só é permitido entrar depois de remover suas roupas, e nada de fotos enquanto estiver lá. A praia nudista é cercada por vegetação com acesso difícil sem ser pela entrada.

Homens desacompanhados não entram, a menos que seja convidado de algum casal.

Pelo segundo ano consecutivo, uma praia paraibana é eleita, como uma das vinte mais bonitas do Brasil.

O por do sol na Praia do Jacaré

O espetáculo mais festejado de Jacaré é proporcionado pelo sol, que se põe a oeste saudado pelo Bolero de Ravel, executado diariamente pelo músico “Jurandy do Sax”, próximo às margens do Rio Paraíba.

Apesar de esse ser um passeio típico de João Pessoa, a Praia do Jacaré está na cidade vizinha, Cabedelo. São 15 km entre a Praia do Jacaré e o centro histórico de João Pessoa.

O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que apreciam a apresentação da mureta ou à bordo dos catamarãs, que fazem passeio pela orla, pois, em 2015, vários bares e decks à beira do rio, foram demolidos.

O barcos de dois andares zarpam diariamente, a partir das 16h. O programa começa com um passeio ao longo da orla, com um narrador que conta curiosidades históricas. Na hora do pôr do sol, todas as embarcações param para acompanhar o barquinho do Jurandy. O passeio ainda tem mais dois momentos: uma canja do músico e uma sessão de forró.

O passeio dura 90 minutos e pode ser contratado no local. Uma dica: chegue cedo, caso não tenha comprado com antecedência.

A maneira mais fácil e prática de chegar lá é de carro. A dica é alugar um carro. A RentCars, é um site que compara preços nas locadoras e te diz qual é o melhor custo-benefício.

No local e em seus arredores é possível encontrar visitantes fazendo passeios românticos de barco, pessoas curtindo shows ao vivo, danças regionais e comprando artesanatos típicos.

A opção mais econômica é ir de ônibus, mas é meio complicado, porque só tem uma linha que sai do centro de Jampa e não deixa perto do local, (tem que caminhar um bom pedaço). A linha de ônibus que passa lá é a 5101.

Para quem não quer nenhuma das opções acima, veja no seu hotel ou nos pontos turísticos da cidade e compre o passeio para curtir esse momento imperdível.

Além das belas praias, João Pessoa guarda ainda um vasto acervo histórico-arquitetônico, formado, principalmente, por construções barrocas. A religiosidade de seus colonizadores marcou a capital paraibana com edifícios, que até hoje impressionam pela beleza e riqueza de detalhes, como o Conjunto de São Francisco, cartão-postal do Centro Histórico.

Um dos mais importantes é o conjunto arquitetônico de São Francisco, composto pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, situado na parte alta da cidade.

Screenshot_20200719-172917__01__01
Vista aérea do conjunto de São Francisco, João Pessoa, Paraíba. Fonte: Google.

Esse projeto, foi iniciado em 1586 e concluído em 1779. O conjunto foi iniciado pelos frades franciscanos, mas, foi interrompido pela invasão holandesa. Mais tarde, foi reiniciado e hoje é patrimônio histórico de JAMPA.

Screenshot_20200719-131428__01__01
Igreja de São Francisco, João Pessoa, Paraíba.

Uma boa maneira de explorar o Centro Histórico é a partir da Praça João Pessoa, onde estão o prédio do Tribunal da Justiça (1865) e o Palácio da Redenção (1586). Mais adiante, na Praça Pedro Américo, fica o Teatro Santa Roza (1889). Já a Praça D. Adauto reúne as igrejas N.Sra do Carmo e a Capela de Santa Teresa D’Ávila (século. 18), além do Palácio do Bispo. 

1595179450503
Centro histórico, João Pessoa, Paraíba.

Na chamada Cidade Baixa estão, a Casa da Pólvora, a Praça Antenor Navarro e seu casario colonial a imponente Igreja de São Frei e Pedro Gonçalvez (1843) e o antigo Hotel Globo (1929), onde funciona um pequeno museu com mobílias e peças de Art Déco.

1595180064775
Centro histórico cidade baixa, João Pessoa, Paraíba.

Estação Cabo Branco

Inaugurado em 2008, o centro cultural projetado por Oscar Niemeyer exibe as curvas características, de seus projetos orgânicos. O espaço reúne ciência, arte e cultura, além de uma ótima feira de artesanato. Uma das curiosidades é o sistema externo de alto-falantes, instalado no gramado, que replica os sons das peças e concertos apresentados dentro do teatro. A estação fica bem próxima ao Farol do Cabo Branco e é super fácil de chegar.

É só pegar o ônibus 507, Cabo Branco.

Screenshot_20200719-193839__01__01
Estação Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba.

Ele é um circular que parte do terminal de integração do centro da cidade até a Estação Ciências, indo pela Av. Epitácio Pessoa, seguindo pela orla de Cabo Branco até a Estação.

Um passeio que vale a pena ser feito pois é um empreendimento muito bonito e de onde se tem uma vista belissima do terraço.
Não deixe de conferir!

1595181621826
Mercado de Artesanato Paraibano, João Pessoa, Paraíba.

Em João Pessoa, as comprinhas e lembranças são feitas com produtos típicos da região. O artesanato, redes, renda e muita palha, são encontrados no Mercado de Artesanato Paraibano, com mais de cem boxes ou na Feirinha de Artesanato, em Tambaú.

FB_IMG_1595074282646__01
Feirinha de Artesanato em Tambaú, João Pessoa, Paraíba.

No quesito gastronomia, embora emoldurada por uma bela orla, a cozinha da capital não se limita aos de frutos do mar. São muitas delícias, feitas com as receitas do sertão, à base de carne-de-sol e bode, macaxeira, arroz de leite, feijão-de-corda e manteiga de garrafa.

Deixo duas sugestões, dadas pela minha amiga Magali, que me hospedou,  em sua casa, com toda gentileza,  que vão agradar.

FB_IMG_1595074369137__01
Restaurante Peixada do Amor.

O restaurante Peixada do Amor é especializado em peixe frito, com molhos e acompanhamentos, em ambiente simples, familiar e descontraído. E o melhor de tudo, atendimento nota 10 e preço muito acessível.

Endereço: R. dos Cajueiros – Ponta do Seixas, João Pessoa – PB, 58045-500

Instalado em um bairro tradicional de João Pessoa, na praia de Manaíra, o Mangai se destaca pelo aconchego oferecido aos clientes e à variedade do cardápio, servido em um buffet livre e à lá carte. O preço é um pouquinho mais caro, mas vale muito à pena, porque serve de tudo. Não deixe de experimentar o escondidinho de macaxeira com carne seca e de sobremesa, a cartola, uma delícia de banana, queijo coalho, canela e caramelo. Essa aínda veio com sorvete. É pra fechar com chave de ouro!

Endereço: Av. Gen. Edson Ramalho, 696 – Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-100

Leia também;

Como Chegar em João Pessoa:

  • De avião – Há voos diários partindo das principais capitais do país.
  • De carro – Indo do Sudeste, do Sul e dos estados Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco: acesso pela BR-101, Indo de Fortaleza: BR-116, BR-304, BR-406 e BR-101
  • De ônibus – As empresas São Geraldo/Gontijo e Itapemirim têm saídas das principais capitais do país para João Pessoa. Vindo de Natal ou Recife, acesse a Viação Progresso.

E aí, se encantou com o Nordeste? E a Paraíba é surpreendente, né não?

Planeje sua viagem!

Viaje tranquilo para João Pessoa!

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Seguro viagem online

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito.

 🟥 INGRESSOS

Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

📌 CÂMBIO

Pesquise as cotações oferecidas por diferentes casas de câmbio através da Melhor Câmbio ou envie dinheiro para o exterior sem taxas pelo Transferwise.

Texto: Lila Amaral.

 

 

 

 

16 comentários em “João Pessoa – dica de viagem – Brasil”

    1. Affff, eu fiquei encantada com as praias. A cor da água é uma coisa linda. Pena que turismo no Brasil é tão caro. Passagens com preços surreais. Na Europa não só pela dimensão do continente, mas as passagens de trem, ônibus e até avião são muito baratas. Hospedagens, se acha de tudo que é preço, então dá pra fazer muitos lugares. Infelizmente no Brasil a realidade é outra. Mas sonho em rever algumas cidades brasileiras 🥰

      Curtido por 1 pessoa

      1. Realmente maravilhosas!
        É muito triste mesmo que seja tudo de tão difícil acesso para o nosso próprio povo.
        Quem sabe no pós pandemia você não consegue dar um pulinho na nossa terrinha adorada 🌸

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.